Rádio Clube
H2FOZ
Início » Fronteira » Lado argentino das Cataratas tem redução no número de visitantes

Argentina

Lado argentino das Cataratas tem redução no número de visitantes

Estatísticas do mês de janeiro de 2024 apontam diminuição na comparação com o mesmo período do ano anterior.

2 min de leitura
Lado argentino das Cataratas tem redução no número de visitantes
Apesar do fechamento da Garganta do Diabo, circuitos Superior e Inferior estão abertos ao público. Foto: Gentileza/Iguazú Argentina

Em janeiro de 2024, o Parque Nacional Iguazú, que abriga o lado argentino das Cataratas do Iguaçu, recebeu 127.258 visitantes, entre moradores das cidades vizinhas, argentinos de outras localidades e turistas estrangeiros.

Leia também:
Cataratas do Iguaçu tem melhor janeiro dos últimos cinco anos no lado brasileiro

Publicidade

A cifra, divulgada por veículos de comunicação como a Radio Iguazú, de Puerto Iguazú, representa recuo na comparação com janeiro de 2023, quando 155.829 visitantes passaram pela unidade de conservação.

Tanto neste ano como no ano anterior, a passarela da Garganta do Diabo estava fechada para visitação, devido aos estragos provocados pelas cheias do Rio Iguaçu. Os demais passeios permaneceram habilitados.

A queda de 18,3% é similar à reportada em outros destinos da Argentina, tendo como causa central os impactos imediatos trazidos pelas medidas econômicas adotadas pelo governo do presidente Javier Milei, como a eliminação de subsídios ao setor de transportes e o fim dos programas de parcelamento simplificado de viagens turísticas.

Dados compilados pela Confederação Argentina da Média Empresa (CAME) apontam redução de 20% no fluxo de viagens pela Argentina no período entre a segunda quinzena de dezembro de 2023 e o final de janeiro de 2024, tendo como referência o fluxo mensurado na virada entre 2022 e 2023.

Já a média de ocupação da hotelaria de Puerto Iguazú em janeiro de 2024, conforme dados do Ministério do Turismo da província de Misiones, foi de 65%, contra 85% do mesmo mês do ano anterior.

As projeções para o restante do ano são tidas como inconclusivas, uma vez que não há certeza sobre qual será o alcance real da reforma econômica proposta pelo novo governo, após a anulação de medidas pelo Poder Judiciário e as negociações com as bancadas de oposição no Congresso Nacional.

Em 2023, 1.508.776 visitantes passaram pelo Parque Nacional Iguazú, melhor movimento do período pós-pandemia. O crescimento na comparação com 2022 foi de 3,6%. Para 2024, o cenário mais provável é de queda.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.