Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Posse de Javier Milei como presidente da Argentina será neste domingo (10)

Argentina

Posse de Javier Milei como presidente da Argentina será neste domingo (10)

Ato principal acontecerá na praça em frente ao Congresso Nacional, em Buenos Aires; mandato irá até dezembro de 2027.

2 min de leitura
Posse de Javier Milei como presidente da Argentina será neste domingo (10)
Detalhe da fachada do edifício do Congresso Nacional, em Buenos Aires. Foto: Guilherme Wojciechowski/H2FOZ
Publicidade

Tomará posse como presidente da Argentina, neste domingo (10), o economista Javier Milei (La Libertad Avanza), para mandato com quatro anos de duração. O ato principal está marcado para as 11h, no edifício e na praça em frente ao Congresso Nacional, na Avenida de Mayo, em Buenos Aires.

Leia também:
Alberto Fernández e Javier Milei iniciam processo de transição
Governo Milei não trocará embaixador no Brasil
Em carta a Lula, Javier Milei diz querer trabalhar com o Brasil

Publicidade

O cerimonial terá mudanças em relação aos presidentes anteriores, que tinham como cenário principal a Casa Rosada, sede do Poder Executivo. A intenção da equipe de Milei é emular a posse dos presidentes dos Estados Unidos, que costumam discursar à multidão na esplanada em frente ao Capitólio (Congresso).

O ato terá transmissão ao vivo na internet, no canal da TV Pública Argentina no YouTube (clique aqui para ter acesso), a partir das 10h.


No segundo turno disputado em 19 de novembro, Milei obteve 55,7% dos votos, contra 44,3% do governista Sergio Massa (Unión por la Patria). No primeiro turno, Massa tinha obtido 36,7%, contra 30% de Milei, que fez aliança com a terceira colocada, Patricia Bullrich (23,8%), para vencer a eleição.

Publicidade

Até o momento, Milei tem priorizado uma agenda mais moderada, evitando a escolha de nomes vistos como radicais para os principais cargos do governo. Pontos centrais de seu discurso de campanha, como a eliminação de subsídios e a dolarização da economia, não terão aplicação imediata.

O governo do Brasil será representado na cerimônia pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. No âmbito do Mercosul, Luis Alberto Lacalle Pou, presidente do Uruguai, e Santiago Peña, do Paraguai, confirmaram presença.

Publicidade
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.