Foz do Iguaçu será sede da Conferência Nacional de Migrações

Evento está marcado para o período entre 7 e 9 de junho, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Apoie! Siga-nos no Google News

Foz do Iguaçu sediará, entre os dias 7 e 9 de junho, a 2.ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (Comigrar), coordenada pela Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

VÍDEO: O que sabemos sobre nós mesmos? Assista à nova história da série Vidas do Iguaçu.

Leia também:
Setor turístico pede melhoria do atendimento aos viajantes nas pontes da fronteira

Tendo como tema “Cidadania em Movimento”, o evento acontecerá nas instalações da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), reunindo participantes dos setores público, privado e organizações sociais, de todas as unidades da federação.

A etapa nacional é antecedida pelas conferências locais e estaduais, cujo objetivo é a elaboração do Plano Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia.

As discussões estão divididas em seis eixos: igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; enfrentamento a violações de direitos; governança e participação social; regularização migratória e documental; e interculturalidade e diversidades.

Na avaliação da reitora da Unila, Diana Araujo Pereira, a 2.ª Comigrar é um evento fundamental para trazer à tona o debate sobre as diversas formas de migração e as políticas públicas necessárias para a área.

“Para a Unila, em especial, esse tema é muito caro, considerando que nosso público é de jovens migrantes, da América Latina e Caribe, bem como de comunidades de povos indígenas que buscam na educação uma oportunidade de melhoria de vida”, afirmou Pereira, citada pela assessoria da universidade.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.