A Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Itaipu Binacional inauguraram, nessa quinta-feira, a primeira fase das obras de revitalização da Avenida JK. A via, que liga o centro à região da Vila Portes, é uma das mais importantes da cidade.
Leia também:
Pedágio na BR-277: saiba o valor que será cobrado dos motoristas
O trecho inaugurado engloba a região da Vila Portes e adjacências, indo da Avenida Carlos Gomes à Avenida Duque de Caxias. O pacote inclui, além do asfalto, ciclovia, pista de caminhada e estruturas como academia e parque para animais de estimação.
Já as quadras da JK entre a Carlos Gomes e a conexão com a Tancredo Neves permanecem em obras. No local, será implantada uma nova rede de drenagem, pois é comum o registro de alagamentos.
A execução dos trabalhos na Avenida JK ocorre em parceria entre Prefeitura de Foz do Iguaçu e Itaipu Binacional, que aportou recursos. O investimento da binacional é de R$ 23,7 milhões. A elaboração do projeto foi da prefeitura.
No ato inaugural dessa quinta, prefeitura e Itaipu deram à ciclovia o nome de Acir Amilto do Prado, dentista e empresário do ramo da educação.
Fabio Prado, filho de Acir, representou o pai na homenagem. Prado ficará responsável pela conservação de um dos trechos da ciclovia e das estruturas de lazer entre a Avenida José Maria de Brito e a Rua Manoel Bandeira.
Além disso, o trecho próximo à loja Panorama terá os cuidados do empresário Paulo Pulcinelli Filho, por meio do programa Adote uma Praça.
Avenida JK como eixo de desenvolvimento
Chico Brasileiro, prefeito de Foz do Iguaçu, agradeceu a parceria com Itaipu e classificou a importância da obra como histórica, porque atende a um anseio da população.
“A Avenida JK é uma das principais avenidas do turismo e da mobilidade urbana em Foz, concentrando o fluxo para Itaipu e o Paraguai. Por isso, precisava de uma grande revitalização”, afirmou.
Iggor Gomes Rocha, diretor-administrativo, representou Itaipu. “Esta é uma demanda antiga da prefeitura, que impacta na drenagem e na qualidade da água canalizada na cidade. Portanto, resulta em qualidade de vida para os moradores”, ponderou.
Uma vez concluídos todos os trechos da JK, os moradores de Foz do Iguaçu terão à disposição um corredor 100% reformado entre o centro e a usina de Itaipu (via Avenida Tancredo Neves).
(Com informações de Itaipu Binacional)
Para o trecho Centro-Itaipu ser 100% reformado, o trecho dos pedestres/ciclistas, do lado direito (Centro-Itaipu) da Av. Tancredo Neves, tb deveria ser reformado, mas como mal existe passeio público nesse lado da pista, não chega nem em 75% desse corredor reformado.