Câmara aprova lei que cria faixa exclusiva para motocicletas nos semáforos em Foz do Iguaçu

O Foztrans, que não implantou os chamados “bolsões” de segurança até o momento, diz que resolução do Contran já existente dispensa legislação municipal.

Apoie! Siga-nos no Google News

A Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei n.º 101, que visa à implantação de faixa de retenção e recuo exclusivo para motocicletas nas vias que possuem maior fluxo de veículos em Foz do Iguaçu. São os chamados “bolsões” à frente dos veículos e no limite da área de contenção nos semáforos.

LEIA TAMBÉM: Ciudad del Este recebe primeiro ônibus elétrico do transporte coletivo

A matéria é de autoria do vereador Dr. Freitas (PSD) e vai à sanção do prefeito Chico Brasileiro (PSD). Para ele, a medida, já adotada em outras cidades paranaenses, a exemplo de Ponta Grossa (PR), deve contribuir para a segurança no trânsito e melhorar a fluidez do tráfego. O proponente cita o grande número de motocicletas no trânsito da cidade, que ainda tem a adição dos veículos fronteiriços.

“Devido ao grande fluxo de motos que temos em Foz do Iguaçu, com os mototáxis também que temos, as motos ficam muito aglomeradas”, defendeu o edil. “A frequência de acidentes com motos é grande e acaba desaguando tudo no hospital”, pontuou Dr. Freitas, advogando em defesa do projeto.

Autarquia municipal, o Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans) afirmou que a sinalização dos bolsões já está prevista em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), não sendo necessária a tal legislação local. Porém, até o momento, essa medida de segurança não foi implantada no município.

Em nota, diz o Foztrans que a “competência para legislar sobre questões de trânsito e transporte é exclusiva da União”. Sem informar data para a efetivação, o instituto declarou que está na programação a “implantação dessa sinalização em alguns cruzamentos da cidade”, com a ampliação para outros pontos a depender dos resultados.

LEIA TAMBÉM
2 Comentários
  1. Anônimo Diz

    Aqui em Araçatuba já têm faixa pra motos logo atraz das de pedrestes a mais de 10anos.

Comentários estão fechados.