Celular ao volante lidera causas de sinistros de trânsito

Em Foz do Iguaçu, mais da metade dos atendimentos dos Bombeiros são por acidentes de trânsito.

Apoie! Siga-nos no Google News

Uso de celular ao volante é uma das principais causas de sinistros de trânsito. O dado foi apresentado por especialistas em Foz do Iguaçu, durante a Semana Nacional de Trânsito.

LEIA TAMBÉM:
Motos sem segurança são retiradas de circulação em Foz do Iguaçu
Editorial | Uma aventura chamada trânsito em Foz do Iguaçu
Em alta, sinistros de trânsito em Foz do Iguaçu retornam ao patamar pré-pandemia
Trânsito: confira as vias e cruzamentos mais perigosos de Foz do Iguaçu

O uso do aparelho enquanto o motorista dirige pode ser até quatro vezes pior do que conduzir veículos sob o efeito de álcool. Essa informação não é para encorajar bêbados no trânsito, mas para advertir o risco do celular à mão.

A mensagem da programação no município é objetiva: é preciso promover a educação e a conscientização para a segurança no trânsito. Trata-se de uma responsabilidade de todos, sociedade e poder público.

O Corpo de Bombeiros informa que 51% dos atendimentos realizados pela instituição são decorrentes de sinistros de trânsito. Há que se lembrar que são carros, motos, ônibus, caminhões, bicicletas e pedestres nas vias.

O indicador foi apresentado pelo tenente-coronel Amarildo Roberto Ribeiro, comandante do 9.° Grupamento de Bombeiros de Foz do Iguaçu. Ele proferiu palestra na semana local de trânsito.

Sinistros de trânisto

Na cidade, “foram 1.860 vítimas atendidas em 2023, 7,69% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado”, reforça o Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans). Nove pessoas perderam a vida.

O número de óbitos caiu, mas as vítimas graves aumentaram. Neste ano, os Bombeiros registraram 121 atendimentos com vítimas graves, o que representa 34% a mais do que em 2022.

Além do uso de celular por motoristas, estão entre os principais motivadores de acidentes:

  • excesso de velocidade;
  • desrespeito à sinalização de trânsito;
  • consumo de álcool/drogas.

No trânsito, escolha a vida!

Instituições municipais, estaduais e federais realizam, desde segunda-feira, 18, em Foz do Iguaçu, a Semana Nacional do Trânsito 2023. Neste ano, o slogan é No trânsito, escolha a vida!.

São realizadas fiscalizações do uso de cinto de segurança, de embriaguez, ultrapassagens em locais proibidos e o uso de cadeirinha. “O enfoque nestes itens se baseia em estudos feitos pela PRF acerca de ações simples dos motoristas que podem ser efetivas para diminuição da letalidade de acidentes de trânsito”, informa a Polícia Rodoviária Federal.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.