H2FOZ
Início » Cidade » Em Foz, Perimetral Leste vira alvo de críticas após acidentes e fechamento de acessos

Cidade

Risco na pista

Em Foz, Perimetral Leste vira alvo de críticas após acidentes e fechamento de acessos

Moradores reclamam da impossibilidade de acessar a via; trânsito fica mais arriscado com o início do fluxo de caminhões em direção à Argentina

4 min de leitura
Em Foz, Perimetral Leste vira alvo de críticas após acidentes e fechamento de acessos
Rodovia tem 14,7 quilômetros. Foto: RF

Projetada para tirar o trânsito de caminhões do centro de Foz do Iguaçu e agilizar a passagem de cargas pela fronteira, a rodovia Perimetral Leste se tornou retrato do caos. Acidentes, acessos fechados e má sinalização colocam a via, aguardada por décadas pelos moradores da cidade, na berlinda.

Leitores entraram em contato com a reportagem do H2FOZ para relatar as dificuldades de acesso à rodovia. A principal reclamação são pontos de bloqueio que impedem motoristas das regiões Leste e Sul de entrarem na via de 14,7 quilômetros que liga a BR-277 à Ponte da Integração Brasil–Paraguai.

Nas regiões Leste e Sul, moradores ficam ilhados e precisam fazer longos retornos para transitar na perimetral. Além das duas extremidades, o único acesso é pelo viaduto da República Argentina, no entanto em apenas um dá para fazer o retorno no sentido à Rodovia das Cataratas.   

Morador do Arroio Dourado, Marcirio de Oliveira Martins diz que os transtornos com a Perimetral Leste começaram quando a rodovia começou a ser construída, porque os moradores precisaram trafegar em desvios, entrar em bairros e enfrentar poeira para chegar a casa.

Leia também: Rodovia das Cataratas é liberada sem passarelas e expõe pedestres a risco

Agora, depois de pronta, a rodovia está sem acesso para bairros. Em razão disso, muitos motoristas entram na perimetral em locais proibidos e trafegam na contramão.

“Fizeram a perimetral e se esqueceram dos detalhes. Para construir foi um transtorno, e agora continua o transtorno. Agora construiu, e a gente não pode entrar”, frisa Martins.

Ele ainda critica a classe política, incluindo deputados e vereadores, a qual não toma providências para melhorar a situação.

Publicidade

Motoristas barrados

Um dos acessos usados pelos motoristas é pelo viaduto da Avenida República Argentina. Contudo, em vez de irem em direção à BR-277, como seria de praxe, os motoristas trafegam no sentido contrário, fazendo conversões perigosas.

Entre janeiro e abril, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 24 acidentes na Perimetral Leste, com o total de 47 veículos e 63 pessoas envolvidos. As ocorrências resultaram em 37 feridos e uma morte, de um adolescente de 15 anos que ia de bicicleta para a Associação Fraternidade Aliança (AFA). Ele foi atingido por uma viatura da Receita Federal – RF.

acidente perimetral
Adolescente foi atropelado por um veículo da RF. Foto: PRF

A maior parte das infrações corresponde a colisões laterais, seguidas por colisões frontais. Entre as causas estão transitar na contramão, fazer conversão proibida e acessar irregularmente a rodovia.

Na entrada da cidade, as marginais da BR-277 tiveram mudança no fluxo. A marginal oeste, entre as ruas Tereza Marcon de Nadai e Teodoro Risden, passou a ter sentido único em direção ao Paraguai. Já a marginal leste, entre a Rua Mercúrio e a trincheira no km 721, tem fluxo em sentido único em direção a Cascavel.

A mudança entrou em vigor para organizar melhor o fluxo do trânsito após solicitação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Mais caminhões na via

O trânsito já perigoso na Perimetral Leste deve ficar ainda pior com o início do fluxo de caminhões que seguirão no sentido Brasil–Argentina. Na quarta-feira, 6, a rodovia começou a receber os primeiros veículos de carga. Foram 39 despachados. A liberação será feita diariamente das 6h às 18h30.

Por enquanto, segundo a Receita Federal (RF), o fluxo de caminhões ocorrerá apenas para exportações. Os veículos são liberados no Porto Seco e seguem pela Perimetral Leste até a aduana argentina.

Inaugurada em dezembro de 2025, a rodovia tem sido usada por carros pequenos e caminhões em lastre que entram e saem do Paraguai. O tráfego ainda não é o previsto, porque a Ponte da Integração não está operando plenamente, somente para caminhões vazios.

Construída com recursos do governo federal e do estado, a Perimetral Leste tem seis interseções em desnível nos entroncamentos com a Avenida General Meira, no acesso para a Ponte Tancredo Neves, na Rodovia das Cataratas (BR-469), na Avenida Felipe Wandscheer, na Avenida República Argentina e na BR-277.

Também foram construídas duas aduanas para atender às demandas nas fronteiras com a Argentina e o Paraguai. A aduana Brasil–Argentina está com as obras atrasadas, por isso não foi liberada para uso.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    [cf7sr-recaptcha]

    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Denise Paro

    Denise Paro

    Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Ciências Políticas e Relações Internacionais. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br

    5 comentários em “Em Foz, Perimetral Leste vira alvo de críticas após acidentes e fechamento de acessos”

    1. Nelson Pereira de Lima

      Agora depois da Geni morta ,vem o coveiro e diz que não vai enterrar pq o atestado de óbito não diz a causa mortis ! Sempre a mesma ladainha. No meu governo foi assim …mas onde estavam e o porquê silenciaram ,Vendo e tendo o conhecimento técnico ? Pergunto estes projetos são apresentados a uma comissão técnica antes de serem aprovados ? Enquanto as ambições políticas falarem mais alto que as técnicas ….estamos fadados a estes absurdos. Pontes que não funcionam . Vias que parecem o Muro de Berlim ….governador inaugurando 6 km da via e no dia seguinte a mesma intertitada para continuação da obra ….eita Pais de aproveitadores .

    2. Ilson Carlos

      Pra que simplificar se pode complicar. Palhaçada!

    3. Ale

      Pista simples para um tráfego de caminhões que será enorme no trecho, acessos mal localizados, sinalização mal feita, obra incompleta inaugurada às pressas para políticos fazerem média na imprensa e redes sociais…e pior que se vai gastar muito para consertar esse monte de erros e, assim, mais dinheiro público vai para o ralo. Pobre Foz do Iguaçu.

    4. Alberto

      Nada que fazem aqui é pro Iguaçuense. É tudo pra quem vem de fora.

    5. Claudiney Ribeiro

      Faz 3 anos que estou sofrendo com essa obra, fui desapropriado em 24.000 metros, acabaram com as nascentes existentes e com muito custo consegui preservar a nascente que abastece o meu açude, depois de muitos aborrecimentos e noites sem dormir.
      Desde o início foi uma desordem, meio ambiente não existe prá eles.
      Continuo tendo problemas só que agora tenho que resolver com o DNIT.
      É assim mesmo .
      Vamos ver as soluções que vão apresentar para a população.
      Esses contornos fechados, devem continuar fechados para não ocasionar mais acidentes.

    Os comentários estão encerrado.