Colaborou: Guilherme Wojciechowski
O novo aplicativo para passageiros do transporte coletivo de Foz do Iguaçu já pode ser baixado. A ferramenta visa a auxiliar usuários que utilizam o serviço de ônibus.
LEIA TAMBÉM:
Linha da Vila C recebe um ônibus a mais em horário de pico
Projeto que libera concurso da Guarda Municipal é aprovado na Câmara
O Único Foztrans é um app oficial, com informações sobre a tabela de horários das 39 linhas do transporte coletivo. Ele oferece a localização em tempo real dos 92 ônibus que integram a frota.
O aplicativo ainda permite o acesso ao mapa com todos os pontos de embarque e itinerários dos ônibus. Assim, é possível pesquisar horários, rotas e tempo de viagem de cada uma das linhas com a sua localização.
São benefícios apontados com o uso da ferramenta:
- monitoramento em tempo real possibilita verificar a localização dos ônibus e o tempo previsto até um determinado ponto;
 - app emite alertas aos usuários, indicando que o ônibus está próximo do ponto de partida selecionado; e
 - contempla módulo de acessibilidade integrado para deficientes visuais, com a conversão de texto para voz.
 
Novo app
O Único Foztrans é uma versão atualizada do CliveBus, informa a Agência Municipal de Notícias (AMN). O novo aplicativo integra o sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo.
Para baixar
Para baixar o app, basta entrar na loja virtual, App Store ou Google Play, e buscar por Único Foztrans. A ferramenta é gratuita.
H2FOZ testou
O H2FOZ testou o aplicativo, encontrando praticamente as mesmas funcionalidades que a ferramenta anterior, o Clive Bus. Algumas correções foram feitas, porém mantendo velhos problemas, entre os quais:
- alguns pontos não estão disponíveis no mapa ou abrangem só os de um lado da rua;
 - a tabela de horários, em muitas das linhas, não indica exatamente onde é o ponto de referência no bairro;
 - nem todos os ônibus indicam a posição em tempo real (nos demais, o aplicativo mostra apenas uma estimativa de horário de passagem no ponto).
 
Além disso, algumas funções que já estavam disponíveis no Clive Bus ainda não estão disponíveis. Um exemplo é recarga do cartão. A prefeitura afirma que esse serviço será posto em uso brevemente.



