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Veja obras e prazos da nova concessionária na BR-277 em Foz do Iguaçu

EPR Iguaçu anunciou serviços no perímetro urbano e para quando prevê a tão esperada duplicação da rodovia.

3 min de leitura
Veja obras e prazos da nova concessionária na BR-277 em Foz do Iguaçu
BR-277 no trecho que fica na entrada de Foz do Iguaçu - foto: Roberto Dziura Jr/AEN arquivo


A EPR Iguaçu, concessionária das rodovias que opera o Lote 6, apresentou as obras e os prazos previstos para a BR-277 em Foz do Iguaçu. A exposição foi durante reunião da diretoria da ACIFI.

A empresa, vencedora do leilão, fará a gestão de vias das regiões Oeste e Sudoeste, incluindo a BR-277, ligação da região fronteiriça com portos e grandes centros brasileiros. Além disso, a EPR será a responsável pela cobrança de pedágio.

BR-277 em Foz do Iguaçu

Em Foz do Iguaçu, o diretor-executivo da EPR, engenheiro Silvio Caldas, apresentou as intervenções previstas na cidade. O primeiro ano, disse, será dedicado a etapas iniciais, como a instalação de postos de pesagem e praças operacionais.

Para o perímetro urbano iguaçuense, as investimentos são:

  • duas passarelas nas proximidades da Ponte Internacional da Amizade, na fronteira do Brasil com o Paraguai;
  • implantação de um dispositivo em desnível no km 725 da BR-277, perto do Posto Três Fronteiras;
  • construção de seis quilômetros de faixas adicionais entre os km 721 e 727.

Não haverá intervenção no Trevo do Charrua, conforme o representante da concessionária. As intervenções estruturais e melhorias funcionais estão previstas a partir do segundo ano.

“A partir do terceiro ano, iniciamos as obras de ampliação de capacidade, entre elas duplicação, terceira faixa, acostamento, acessos, viadutos, trincheiras e dispositivos em desnível”, enumerou Silvio Caldas. A tão esperada duplicação do trecho entre Matelândia e Cascavel faz parte desse cronograma.

Ele justificou o prazo de três anos para as obras maiores. “Precisamos pensar que não temos os projetos executivos dessas obras. Eles precisam ser elaborados. Também precisamos dos licenciamentos ambientais”, apontou.

O executivo da EPR, engenheiro Silvio Caldas, expôs o planejamento a lideranças de Foz do Iguaçu – foto: divulgação

Presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo ressaltou a importância de a comunidade conhecer os cronogramas e serviços. “A sociedade deve estar atenta às obras previstas, por uma razão simples: somos a região mais distante do Porto de Paranaguá e estamos longe de capitais como Curitiba e São Paulo, tornando o custo de transporte de mercadorias mais alto. Tudo isso faz ter custo de pedágio maior. É fundamental repensar a economia do Extremo-Oeste”, expôs.

Investimentos totais

A EPR deverá investir cerca de R$ 13 bilhões no Lote 6 do Programa de Concessão de Rodovias no Paraná. A concessão abrange 660km de extensão, com previsão de 462km de duplicação, 31km de faixas adicionais, 87km de vias marginais, uma área de escape, três pontos de parada e descanso, 38 passarelas e 133 viadutos.

Presenças

Também participaram da reunião o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Ricardo Nascimento; o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Debrito (PL); o presidente do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu), Marcelo Brito, além do vice-prefeito de Medianeira, Evandro Mees (PP).

(Com informações da ACIFI)

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3 comentários em “Veja obras e prazos da nova concessionária na BR-277 em Foz do Iguaçu”

  1. Claudio

    Conversa fiada…da outra vez já tivemos promessas que não foram cumpridas…a única certeza é que o povo foi roubado e desta vez seremos também. o pedágio já vai vir caro e outra vez os custos serão altos e a conivência com está falcatrua está escancarada…

  2. MORADORA PARQUE PRESIDENTE 2

    E o Parque Presidente 2 com é que fica nessa historia?
    O bairro foi isolado após a construção do viaduto, mal tem saídas dele e entradas muito menos.
    Um bairro que era tão seguro e acolhedor, com moradores de vivem lá a mais de 30 anos, agora se vê em total descaso e esquecido.
    A quantidade de roubos que começaram a acontecer por lá, feita por usuários e a falta de patrulhas e policiamentos é GRITANTE.
    Com essa nova construção, só vejo o bairro ser mais isolado e esquecido ainda. Dificultara ainda mais o acesso dos moradores.
    Se vocês tirassem um tempo pra conversar com os moradores, seria de grande ajuda. Tem ruas que a mais de 30 anos alagam por conta de um rio que corre por baixo do bairro, e até onde sabemos, a verba destinada a resolver esse problema foi desviada pela prefeitura, supostamente, para “construção” da via que ligara a br 277 ate a nota ponte com o Paraguai.

  3. Katia

    Só muda as coleira os 🐕 são os mesmo Danilo vc poderia marcar uma Reunião para explicar para nós moradores que estamos esolado precisamos de uma saída com urgência foi prometido campanha do Ratinho do General abertura do charrua gostaria de ter melhorarem explicação sobre nossa cidade

Os comentários estão encerrado.