Vila Yolanda projeta ser centro gastronômico e cultural de referência em Foz

Localidade fica na rota dos principais atrativos turísticos de Foz - Foto: Marcos Labanca


Ação de empresários busca estimular o crescimento do bairro histórico, a partir da boa mesa, entretenimento e atrações culturais diversificadas.

A histórica Vila Yolanda, em Foz do Iguaçu, é repleta de estabelecimentos de gastronomia, cultura e entretenimento, que atraem pessoas de todas as partes da cidade e visitantes. Um projeto que está sendo germinado a muitas mãos quer transformar o bairro em um centro de referência.

Empresários com negócios nas ruas e avenidas dessa localidade formaram o Núcleo Gastronômico e Cultural da Vila Yolanda e estão unindo forças para potencializar o desenvolvimento da região. Eles seguem o exemplo de núcleos como o da Avenida Brasil, entre outros.

Cerca de 20 empreendedores atuam em torno do projeto, que é aberto a novos interessados. Eles mantêm restaurantes e lanchonetes de diferentes especialidades, cervejarias, pubs, galeria de arte, empanaderia, restaurante vegetariano e confeitaria.

Em um primeiro momento, um workshop possibilitou aos participantes do núcleo apontarem necessidades e demandas em infraestrutura e ordenamento urbano e paisagístico. Essa pauta incluiu a revitalização de espaços públicos, como as praças e outros equipamentos.

Reunião de elaboração do planejamento estratégico – Foto: Divulgação

A Vila Yolanda situa-se no sentido da BR-469, no circuito turístico que leva às Cataratas do Iguaçu, a hotéis e a atrativos que ficam na direção do Parque Nacional do Iguaçu (PNI). O bairro está posicionado perto do centro de Foz do Iguaçu e na rota de acesso para as regiões Leste e Sul da cidade.

“A ideia é unir gastronomia, entretenimento, cultura e arte”, afirmou o empresário Ralf Smaha. Opções em todos esses segmentos já existem no bairro, que também tem registrado o fortalecimento e o surgimento de novos estabelecimentos comerciais.

“O bairro tem se destacado de forma orgânica e natural. Queremos agora impulsionar o crescimento”, completou Smaha. Para os integrantes do Núcleo Gastronômico e Cultural da Vila Yolanda, o desafio é preservar a identidade local sem fechar as portas para o aproveitamento de todo o potencial econômico.

O grupo conta com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI), por meio do Programa Empreender. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e outras instituições também oferecem auxílio à proposta.

Reunião quinzenal

O núcleo está realizando o planejamento estratégico, em reuniões quinzenais, às quartas-feiras, às 15 horas, na sede da ACIFI. Os encontros são abertos a convidados. Para mais informações, ligue (45) 99954-0274 e fale com Ralf Smaha.

(Com informações da assessoria)

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1450 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.