Cinema de animação japonês é tema do projeto Doc Ambiente

Debate aborda a relação entre cinema de animação japonês e meio ambiente - Foto: Divulgação

Três pesquisadores participam do evento nesta sexta-feira, 24, às 19h, com transmissão pelo Youtube.


O Doc Ambiente deste mês debate a relação entre cinema de animação japonês e meio ambiente, bem como suas possibilidades pedagógicas. Três pesquisadores são convidados na sexta-feira, 24 de setembro de 2021, às 19h, com transmissão pelo canal do YouTube do Confor Studio.

Apresentam o tema: o cineasta e escritor Viktor Danko, do projeto @br.animation, que vai dar um panorama geral da história da animação japonesa e a influência da Segunda Guerra nos filmes do Studio Ghibli; a mestranda em ensino de biociências e saúde Bruna Navarone Santos, da Fiocruz, que pesquisa emoção e formação científica através de mangás e animés; e o ilustrador, professor de meditação e de Jiu-Jitsu Pedro Marcelino, do Studio Confor, que vai tratar do Zen no cinema de animação japonês. A mediação é do designer e estudante de Cinema & Audiovisual Moisés Luna.

A relação entre cinema de animação japonês e meio ambiente se revela sobretudo a partir dos anos 80, quando é criado o Studio Ghibli. Famoso por produções que ganharam o mundo e elevaram o cinema de animação produzido no Japão à categoria de gênero próprio, o estúdio teve influência na formação do movimento ecológico daquele país e há décadas tem contribuído para a percepção ambiental de jovens e adultos em todos os continentes. Destaque para o realizador audiovisual Hayao Miyazaki e o compositor de trilhas sonoras Joe Hisaishi. Os filmes do Studio Ghibli estão disponíveis na Netflix.

O evento é uma parceria do Doc Ambiente, projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), com o Confor Studio e a Bambual Editora, que disponibiliza gratuitamente durante o debate o e-book O chamado para a liderança regenerativa. Nele, o autor Felipe Tavares desconstrói a imagem do herói que irá salvar o planeta, e coloca nossos pés na trilha da liderança regenerativa, da teia da vida e da ecologia profunda.

Debate do projeto Doc Ambiente sobre a relação entre cinema de animação japonês e meio ambiente com Viktor Danko, Bruna Navarone e Pedro Marcelino
Mediação: Moisés Luna (Doc Ambiente)
Sexta-feira, 24 de setembro de 2021, às 19h, no canal do YouTube do Confor Studio.
Mais informações nas redes sociais e site:
Doc Ambiente no Instagram
Doc Ambiente no Facebook
https://docambiente.wordpress.com

Arte: Divulgação
Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1349 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ