Veja só! Puerto Iguazú tem a gasolina mais cara da Argentina

Diferença de preços é desfavorável para Misiones. E, em especial, para Puerto Iguazú

Governador de Misiones pediu à YPF para baixar preço, mas não foi atendido.

A gasolina em Puerto Iguazú, que custa 123,20 pesos (R$ 5,71 pelo câmbio oficial, mas na verdade o câmbio da fronteira é mais baixo), é o menor cobrado pela estatal YPF na Argentina.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

É mais cara que em Posadas, cidade que faz fronteira com Encarnación, no Paraguai, onde custa 120,70 pesos, que ainda assim tem preço bem mais baixo que em outras províncias.

Nas províncias de Rio Gallegos e Ushuaia, por exemplo, a gasolina está a 88,20 pesos, quase 40% menos, enquanto em Buenos Aires é 25% mais barata que em Misiones.

Estas diferenças fizeram o governador de Misiones, Oscar Herrera Ahuad, manter uma reunião para pedir ao presidente da YPF, Pablo González, duas coisas: redução do preço em Misiones e que não seja diminuída a cota de combustíveis para os postos da província.

Segundo o portal Misiones on Line, González mostrou a Ahuad que a quota não só não diminuiu, como foi ampliada, mas o problema é que o consumo aumentou muito, principalmente pelas vendas de combustíveis a brasileiros e paraguaios, beneficiados pela diferença cambial.

Este aumento deixou Misiones no topo da demanda por combustíveis, o que acabou provocando falta de gasolina, nos últimos tempos.

Quanto ao preço, González disse que nada pode fazer. Prometeu apenas que, nos próximos aumentos, o preço não subirá mais em Misiones do que nas demais regiões.

Os preços dos combustíveis na Argentina estavam congelados desde maio do ano passado. Em fevereiro, houve o primeiro aumento e, na semana passada, outro, de 11% na média do país, mas que foi mais alto para a província de Misiones.

Observação: não vale lembrar que no Brasil a gasolina é bem mais cara, etc, etc. Todos sabemos. Aqui, a curiosidade é que a gasolina de Puerto Iguazú, tão cobiçada por brasileiros, é cara pra eles, argentinos.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.