Em três dias, eleitor vai às urnas para decidir entre Lula e Bolsonaro

Campanhas reforçam importância da participação; quem não compareceu no 1.º turno pode votar neste domingo, e e-Título, baixado ou atualizado até a véspera.

Apoie! Siga-nos no Google News

Restam apenas três dias para a eleição presidencial que promete ser inscrita entre as três mais disputadas desde a redemocratização do país. Neste domingo, 30, das 8h às 17h, o eleitor irá às urnas para decidir entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Em Foz do Iguaçu, 196 mil iguaçuenses estão aptos a votar. Diferentemente da última votação, a população terá ônibus de graça em todas as linhas como forma de assegurar o direito ao voto, principalmente entre os estratos mais vulneráveis.

Na reta final, as campanhas de Lula e Bolsonaro reforçam a importância da participação do cidadão, mesma mensagem enfatizada pela Justiça Eleitoral. A escolha consciente, livre e soberana é o fluido democrático na direção de melhorias para a coletividade.

Nos últimos dias para conquistar votos, os dois candidatos a presidente travam a “Batalha pelo Sudeste”, reforçando as ações nos estados que concentram o maior número de eleitores. Estão nesse rol São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além da preparação para o debate na tevê.

Lula superou Bolsonaro no primeiro turno, com seis milhões de votos a mais: 57 milhões (48%) a 51 milhões (43%). O atual presidente venceu no Paraná e em Foz do Iguaçu, pelos percentuais de 55% a 35% e 60% a 32%, respectivamente.

Para votar domingo

Com o treinamento e a experiência dos mesários do 1.º turno, acrescidos de menor número de candidatos, a expectativa da Justiça Eleitoral é a de que a votação seja mais rápida, sem formação de filas ou demora. Eleitor ficará menos tempo na cabine de voto.

“Agora temos equipe de mesários mais treinados, e a votação é mais curta”, avaliou Rafael Pereira de Menezes, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, no programa Marco Zero. “Acredito que a gente não vá ter problemas de fila ou demora”, completou.

Quem está com o título em dia, mas não votou no primeiro turno, poderá ir às urnas normalmente neste domingo. O segundo turno é considerado outra eleição, e quem se absteve tem prazo para apresentar a justificativa.

Para votar, a recomendação é para que o cidadão use e-Título, que pode ser baixado ou atualizado até sábado, véspera do escrutínio. Ou pode comparecer à seção com documento oficial com foto, como RG, carteira de motorista ou de trabalho e passaporte.

Clique aqui para baixar ou atualizar o e-Título.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.