Avião desviado para Foz do Iguaçu faz pouso de emergência no Paraguai

Aeronave chegou a Assunção com um motor avariado, danos na fuselagem e trincas nos vidros da cabine.

Apoie! Siga-nos no Google News

Na noite dessa quarta-feira (26), passageiros que estavam em um voo da companhia Latam, que partiu de Santiago (Chile) com destino à capital do Paraguai, Assunção, viveram momentos de terror após a aeronave passar, duas vezes, por uma área de tempestade que se formou na Argentina e chegou até a fronteira trinacional.

O voo partiu de Santiago à tarde, e a previsão inicial era de pouso às 17h. Entretanto, o mau tempo nos arredores do Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi impediu a aterrissagem. O comandante, então, decidiu desviar a aeronave para Foz do Iguaçu, onde permaneceu no solo até por volta das 22h, enquanto aguardava melhores condições.

Conforme os relatos, ao retomar a rota para a capital paraguaia, o A320 CC-BAZ, com 48 passageiros a bordo, foi colhido por uma nova tempestade, que fez com que um dos motores parasse de funcionar em pleno voo. Além disso, houve danos na fuselagem, com a destruição do nariz do avião e perigosas trincas nos vidros da cabine, que poderiam ter levado à despressurização.

Diante da situação, a pista do aeroporto de Assunção foi liberada para a manobra de pouso de emergência, que ocorreu pouco após as 23h. Felizmente, apesar do susto, todos os ocupantes saíram ilesos. Uma das passageiras, a ex-modelo Pabla Thomen, relatou à rádio Monumental AM os momentos de terror vividos ao lado da filha de 2 anos.

“O piloto nos disse para que nos preparássemos para um pouso forçado. Depois, a aeromoça falou para que ficássemos em posição de impacto. Aí eu abracei minha filha, mas meu cinto abriu e comecei a pedir socorro. Graças a Deus, um homem ficou com pena de nós duas e nos ajudou”, disse a ex-modelo.

À mesma rádio, o titular da Direção Nacional de Aeronáutica Civil (Dinac), Félix Kanazawa, confirmou a gravidade do incidente e declarou que uma investigação oficial será aberta para apurar a decisão do piloto de retomar o voo, mesmo com os radares indicando mau tempo no caminho entre Foz do Iguaçu e a capital paraguaia.

“Vários passageiros ficaram descompensados devido ao alto estresse e foram atendidos por paramédicos, mas o mais importante é que os 48 passageiros chegaram ilesos, mesmo tendo passado por um grande susto”, destacou.

Em nota enviada ao H2FOZ, a LATAM Airlines Paraguai informa que “na quarta-feira (26/10), o voo LA1325 (Santiago-Assunção) enfrentou condições climáticas severas. A aeronave fez um pouso de emergência em Assunção sem intercorrências às 23h09 (hora local). Tanto os passageiros quanto a tripulação estão bem. A LATAM Airlines Paraguai se solidariza com os clientes que passaram por essa situação.”

Atualização – na sexta-feira (28), uma segunda nota foi emitida pela companhia:

A LATAM Airlines Paraguai informa que o voo LA1325, que operava a rota Santiago-Assunção em 26/10, precisou alternar pouso para o aeroporto de Foz do Iguaçu às 18h43 (hora local) devido às más condições meteorológicas em Assunção.

Com a melhora das condições em Assunção, a aeronave retomou a sua rota para a capital paraguaia, mas enfrentou condições climáticas severas durante o voo, o que exigiu um pouso de emergência em Assunção às 23h09 (hora local). Não houve feridos entre os passageiros e a tripulação, que foram imediatamente atendidos pelas equipes de solo quando chegaram ao Paraguai.

As condições climáticas do voo causaram danos na fuselagem da aeronave e impactaram as operações. Para a linha aérea, qualquer evento relacionado à segurança de voo é considerado grave.

Seguindo os regulamentos aeronáuticos, a LATAM Airlines Paraguai está colaborando com a investigação das autoridades competentes sobre o incidente.

Lamentamos a situação vivida por nossos passageiros. A LATAM Airlines Paraguai está em contato com todos os clientes deste voo para prestar o apoio necessário.

https://www.h2foz.com.br/category/geral/justica-condena-companhia-aerea-por-danos-morais-a-passageira-de-foz-do-iguacu/
LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. […] Avião desviado para Foz do Iguaçu faz pouso de emergência no Paraguai […]

Comentários estão fechados.