Instituto Opinião: No Paraná, Bolsonaro lidera com 43% contra 34% de Lula

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem a preferência do eleitorado paranaense

Apoie! Siga-nos no Google News

Dos eleitores de Ratinho Junior, na disputa para o governo do estado, 17% dizem que vão votar em Lula para presidente.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem a preferência do eleitorado paranaense, com 43% das intenções de voto, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Opinião. Em segundo lugar aparece o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 34%. A seguir vem Ciro Gomes (PDT), com 6%, e Simone Tebet (MDB), com 4%. O levantamento foi realizado após o início do horário eleitoral na televisão e no rádio.

No Paraná, Bolsonaro é apoiado pelo atual governador, Ratinho Junior (PSD), que concorre à reeleição e lidera a disputa com chances de vencer no primeiro turno. No levantamento do Instituto Opinião, Ratinho aparece com 50% das intenções de voto. Do total dos entrevistados que dizem que irão votar em Ratinho, 61% dizem que vão votar em Bolsonaro para presidente, 17% irão optar por Lula e 7% dizem preferir Ciro Gomes.

O PT tem como candidato ao governo do Paraná o ex-governador Roberto Requião, que aparece na pesquisa Opinião com 22%. Dos que dizem votar em Requião, 86% pretendem optar por Lula na disputa à Presidência, 6% preferem Bolsonaro e 3%, Ciro Gomes.

“A pesquisa mostra uma vantagem do presidente Bolsonaro no estado, mas com uma diferença não muito grande para o ex-presidente Lula”, afirma o sociólogo Arilton Freres, diretor do Instituto Opinião. “O curioso no cruzamento de dados é perceber como as alianças políticas não garantem fidelidade dos eleitores na hora de optar pelos candidatos. Uma parte significativa das pessoas que dizem que vão votar em Ratinho para governador, preferem a volta de Lula à Presidência.”

A pesquisa do Instituto Opinião ouviu 1.200 pessoas em 52 municípios do estado do Paraná, com idade acima de 16 anos, entre os dias 28 e 30 de agosto e tem margem de erro de 3% e nível de confiança de 95%. A consulta foi registrada no TRE (PR-09894/2022) e no TSE (BR-03073/2022).


LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.