Rádio Clube
H2FOZ
Início » Fronteira » Argentina destrói três toneladas de carne apreendida na fronteira

Argentina

Argentina destrói três toneladas de carne apreendida na fronteira

Produto foi incinerado por razões sanitárias, pois era transportado sem refrigeração; provável destino era o Paraguai.

2 min de leitura
Argentina destrói três toneladas de carne apreendida na fronteira
Fiscais agropecuários inspecionaram as condições do produto, que teve de ser destruído. Foto: Gentileza/GNA

Militares da Gendarmería Nacional Argentina (GNA) interceptaram, nessa terça-feira (15), um caminhão de pequeno porte que trafegava por um caminho paralelo à Rodovia Nacional 12, carregado com cerca de três mil quilos de carne bovina. O produto, sem documentação indicando origem e destino, era transportado sem refrigeração.

Leia também:
Paraguai apreende seis toneladas de carne argentina na fronteira
Operação apreende R$ 100 mil em carnes e queijos em Foz do Iguaçu

Publicidade

A abordagem ocorreu nas imediações do km 1.606 da estrada, próximo ao posto de fiscalização de Urugua-í, ao sul de Puerto Iguazú. A intenção aparente do condutor, que estava com outros dois indivíduos, era chegar até a margem do Rio Paraná, em um ponto utilizado para a travessia de contrabando em direção ao Paraguai.

“Os agentes se aproximaram e identificaram os sujeitos, para então verificar o veículo, em cujo compartimento foram encontrados três mil quilos de carne bovina, transportada de maneira irregular”, descreve o boletim. “Nenhum dos envolvidos se apresentou como o dono da mercadoria, cujo transporte não cumpria com nenhuma das condições sanitárias.”

Em razão dos problemas detectados, fiscais do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) determinaram a incineração da totalidade do carregamento. A destruição foi autorizada pela Vara da Justiça Federal em Eldorado, que dispôs o indiciamento dos três homens identificados durante a abordagem.

Segundo os agentes, cortes estavam embalados para a travessia do Rio Paraná em pequenos barcos. Foto: Gentileza/GNA
Segundo os agentes, cortes estavam embalados para a travessia do Rio Paraná em pequenos barcos. Foto: Gentileza/GNA

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.