Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Veja como foi o ataque ao Consulado do Brasil em Ciudad del Este

Fronteira

Lado paraguaio

Veja como foi o ataque ao Consulado do Brasil em Ciudad del Este

Homem de nacionalidade brasileira efetuou disparos contra a sede consular e feriu uma ex-juíza de 78 anos; em seguida, tentou tirar a própria vida.

2 min de leitura
Veja como foi o ataque ao Consulado do Brasil em Ciudad del Este
Consulado do Brasil no Paraguai fica no centro de Ciudad del Este, a cerca de 1,5 quilômetro da Ponte da Amizade. Imagem: Ivan 360 Graus/Google Street View (Arquivo)
Publicidade

A Polícia Nacional do Paraguai reforçou, nessa sexta-feira (4), a segurança na rua em frente ao Consulado do Brasil, no centro de Ciudad del Este. Na tarde de quinta-feira (3), o edifício consular foi alvo de um ataque a tiros, praticado por um cidadão brasileiro.

Leia também:
Deputada confirma que saiu do Brasil por Foz do Iguaçu

Publicidade

De acordo com a imprensa do Paraguai, por volta das 13h20, o homem — identificado como Cássio M.M. — chegou ao local portando um revólver calibre 357.

Após gritar algumas frases, o brasileiro disparou contra a porta do consulado. Um dos tiros atingiu o braço esquerdo da ex-juíza paraguaia Prima Felicia Benítez de Cantuni, de 78 anos, que estava na recepção.

A equipe de segurança, então, revidou os disparos. Em seguida, o brasileiro tentou tirar a própria vida, ficando gravemente ferido.

Publicidade

Socorrido, o atirador permanece internado em um hospital do Paraguai, em estado considerado crítico. Já a ex-juíza, que não tinha ligação com o autor do ataque, não corre riscos, mas pode ficar com sequelas no braço atingido.

Com o brasileiro, os policiais paraguaios encontraram uma carta, na qual citava a motivação para o ataque e instruía sobre sepultamento e partilha dos bens.

Publicidade

Brasileiro residia no Paraguai

Conforme apurado pelas autoridades do Paraguai, o homem vivia sozinho no país havia cerca de três anos, em um apartamento próximo ao Consulado do Brasil. Ele transitava de forma frequente entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu.

Oriundo de São Paulo, Casio M.M. tentou, inclusive, concorrer à Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, pelo partido Republicanos, em 2024. O diretório municipal da legenda, contudo, não aprovou o nome do pré-candidato, que ficou fora da disputa.

Depois do ataque, agentes da Polícia Nacional do Paraguai vistoriaram dois endereços ligados ao brasileiro em Ciudad del Este.

No apartamento principal, localizaram objetos pessoais, documentos, dispositivos eletrônicos e duas caixas com projéteis. No segundo, situado também no centro de Ciudad del Este, encontraram dois computadores para a mineração de criptomoedas.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

Deixe um comentário