Presidente do Paraguai recebe vacinas doadas pelos EUA. Ao fundo, a aeronave adesivada. Imagem: Gentileza / Ministério da Saúde.

Avião do “Star Wars” entrega vacinas doadas pelos EUA ao Paraguai

Um Boeing 777-300 da companhia Latam, adesivado com a logomarca da franquia cinematográfica “Star Wars” e com a imagem de um soldado stormtrooper, pousou, na noite dessa terça-feira (27), no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, região metropolitana de Assunção, chamando a atenção por vários motivos.

A razão principal, claro, foi a chegada do lote com um milhão de vacinas contra o novo coronavírus, desenvolvidas pela farmacêutica Pfizer e doadas ao Paraguai pelo governo dos Estados Unidos. Entretanto, a mensagem subliminar trazida pela propaganda, ao estilo “que a força esteja com você”, viralizou em postagens nas redes sociais.

O carregamento foi recebido pelo presidente Mario Abdo Benítez e autoridades da área da saúde, que reforçaram a importância da parceria com Washington para a imunização da população paraguaia. No início de julho, uma primeira doação, também com um milhão de doses da Pfizer, já tinha sido efetivada pelo país do norte.

Os imunizantes recém-chegados serão empregados, principalmente, para segunda dose. Até o momento, apesar das 2,1 milhões de vacinas aplicadas, apenas 287 mil pessoas (4,1% dos habitantes do país) estão protegidas com o esquema vacinal completo.

Nesta quarta-feira (28), os centros de vacinação em todo o Paraguai estão abertos para imunização dos moradores com 20 anos ou mais e número de cédula de identidade terminado em 8 ou 9. Entre quinta (29) e o fim de semana, será feita uma pausa para reorganização. A partir de segunda-feira (2), a prioridade será para a segunda dose.

Campanha informativa do governo paraguaio, orientando sobre a segunda dose de cada vacina.

Ciudad del Este

Em Ciudad del Este, além das filas, a terça-feira (27) foi marcada pelo fim do estoque disponível em locais como o Parque Linear da Área 1 e o Polideportivo (Ginásio) Municipal. A vacinação foi interrompida no final da tarde, dependendo da chegada de uma nova remessa (ainda não confirmada) para que seja retomada.

Boletim

Nas últimas 24 horas, o Paraguai teve 592 casos positivos e 58 mortes atribuídas ao novo coronavírus. No acumulado, o país contabiliza 450.494 infecções, com 14.759 falecimentos e 20.344 pessoas em fase ativa. O departamento do Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, soma 26.270 casos, com 1.518 vidas perdidas e 1.221 moradores ainda com sintomas ou em etapa de transmissão.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ tem 121 posts e contando. Ver todos os posts de Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.