A nova ponte internacional ligará Foz do Iguaçu e Presidente Franco - Foto: Divulgação/Itaipu/Paraguai

Câmara de Foz pede ao Senado derrubada do projeto que muda nome da Ponte da Integração

Proposta do deputado Evandro Roman, de Cascavel (PR), foi aprovada pela Câmara Federal e quer nomear a ponte Brasil-Paraguai de Jaime Lerner.

Em moção ao Senado Federal, a Câmara de Vereadores pede que não seja aprovado o Projeto de Lei (PL) 1.984/2021, que batiza de Jaime Lerner a segunda ponte internacional Brasil-Paraguai, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco. Custeada pela Itaipu Binacional, a via foi nomeada de Ponte da Integração, desde a pedra fundamental da obra.

Leia também:

Foz do Iguaçu e Presidente Franco se unem para manter o nome da Ponte da Integração

Lerner, ‘no’. Prefeita de Franco recorre às Relações Exteriores do Paraguai pela Ponte da Integração

Câmara aprova projeto que denomina Ponte da Integração de Jaime Lerner

A intenção de dar outra nomenclatura à ponte é do deputado federal Evandro Roman (Patriota-PR), parlamentar com base eleitoral e política em Cascavel. O PL tramitou em regime de urgência e foi aprovado na Câmara Federal. A matéria tramita agora no Senado, que é a casa revisora do projeto de lei.

Lideranças políticas e da sociedade civil da fronteira afirmam que o deputado Evandro Roman lançou um projeto sem consulta ou diálogo com as representações de Foz do Iguaçu e Presidente Franco, localidades que serão interligadas pela nova via. O nome de Ponte da Integração, dizem, está popularizado e é o que melhor define a relação de amizade e cooperação entre os países fronteiriços.

A moção do Legislativo iguaçuense, endereçada aos senadores da República, defende a retirada do projeto de tramitação, tendo sido firmada pelos 15 vereadores que integram a Casa de Leis. “Que o Senado não aprove proposta que dá um nome diferente à Ponte da Integração, que é uma construção binacional e de interesse internacional”, disse o presidente da Câmara, vereador Ney Patrício (PSD).

A moção cita que a obra é uma reivindicação de anos da comunidade regional e ressalta os benefícios da segunda ponte entre Brasil e Paraguai e a melhoria para a qualidade de vida dos moradores das Três Fronteiras. O documento ainda reforça a crítica de que o deputado Evandro Roman não ouviu as duas cidades que estarão nas “cabeceiras” da via.

Prosseguindo, o documento defende o simbolismo expresso pelo nome Ponte da Integração. “Sela o bom relacionamento entre ambos os países [Brasil e Paraguai].” Cita a moção, ainda, que essa cooperação surgiu há 56 anos, com a construção da Ponte da Amizade, edificada entre as duas nações, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.

Pedra fundamental da Ponte da Integração – Foto Nilton Rolin-Itaipu Binacional

Movimento binacional

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz) já havia encaminhado moção ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), pedindo a rejeição do projeto que quer nomear a ponte de Jaime Lerner. Os três senadores do Paraná foram mobilizados para defender a designação Ponte da Integração.

As cidades de Foz do Iguaçu e Presidente Franco estão unidas em defesa do nome da Ponte da Integração. A prefeita paraguaia, Julia Ferreira, requereu do Ministério de Relações Exteriores e do Senado Federal do Paraguai atuação junto ao Brasil para manter o nome da designação da via. A medida foi tomada a partir de entendimento com as lideranças iguaçuenses.

Em sentido similar, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general João Francisco Ferreira, encaminhou correspondência ao Ministério da Infraestrutura do Brasil em que trata da proposta de mudança do nome da nova ponte. A correspondência enfatiza que o assunto é de interesse direto do órgão federal e “sensível ao bom relacionamento entre Brasil e Paraguai”

Óia a onça, ops, não, OUÇA:
Guarê – Podcast do H2FOZ

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1283 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.