Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Combustíveis terão reajustes mensais até março na Argentina

Argentina

Combustíveis terão reajustes mensais até março na Argentina

Governo do país fechou acordo com as empresas petrolíferas para dar previsibilidade aos preços da gasolina e do diesel.

2 min de leitura
Combustíveis terão reajustes mensais até março na Argentina
Reunião entre o ministro Sergio Massa e representantes das companhias petrolíferas. Imagem: Gentileza/Ministério da Economia

O ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, anunciou, nessa segunda-feira (28), que o governo chegou a um acordo com as empresas petrolíferas que atuam no país, para que os preços da gasolina e do diesel tenham reajustes escalonados no período entre dezembro de 2022 e março de 2023. O objetivo é minimizar o impacto da inflação.

Leia também:
Argentina reajusta preço dos combustíveis nos postos da fronteira

“Vamos ter 4% de aumento em dezembro, 4% em janeiro, 4% em fevereiro e 3,8% em março”, detalhou Massa, em entrevista coletiva na capital, Buenos Aires. “Vamos continuar construindo um caminho no qual todos os setores possam contribuir para diminuir significativamente a inflação, que é o principal drama dos argentinos.”

O acordo tem a participação da petrolífera YPF, a principal do país, e das multinacionais Shell, Axion e Trafigura. “O tema dos combustíveis é central na vida econômica argentina, não só para o dia a dia das pessoas, mas para os setores da produção e do agronegócio. Esperamos poder percorrer uma trilha de tranquilidade”, afirmou o ministro.

Para chegar ao acordo, o governo argentino ofereceu contrapartidas como acesso facilitado a moedas estrangeiras e redução temporária de impostos para a importação de combustíveis, sobretudo o diesel, para garantir a demanda necessária nos meses de janeiro e fevereiro, período em que aumenta o consumo no campo.

Em Puerto Iguazú, o último reajuste ocorreu no início do mês, com até 10,26% de alta. Nos postos YPF, a gasolina nafta Infinia custa P$ 213,20 para argentinos e P$ 280 para estrangeiros. O litro do diesel Infinia vale P$ 270,60 para argentinos e P$ 280 para estrangeiros. Na cotação da fronteira, R$ 1 pode ser trocado entre P$ 45 e P$ 55.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortacelecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

1 comentário em “Combustíveis terão reajustes mensais até março na Argentina”

  1. Reajuste mensal: combustíveis já estão mais caros em Puerto Iguazú

    […] Combustíveis terão reajustes mensais até março na Argentina […]

Os comentários estão encerrado.