Eleições na Argentina: Puerto Iguazú terá restrições neste fim de semana

Votação está marcada para domingo (22), mas medidas como a “lei seca” estarão valendo já neste sábado (21).

Apoie! Siga-nos no Google News

O fim de semana será de grande expectativa para os moradores de Puerto Iguazú e de toda a Argentina, com a realização do primeiro turno das eleições presidenciais mais disputadas dos últimos anos no país.

Leia também:
Mudança na fiscalização agrava fila na fronteira com a Argentina

A votação está marcada para domingo (22), com abertura das seções às 8h e encerramento às 18h. A divulgação dos primeiros resultados deverá ocorrer por volta das 22h, com contagem mais lenta que a do Brasil, devido ao uso de diferentes métodos de voto (eletrônico, com cédulas de papel ou misto) nas províncias.

Na fronteiriça Misiones, além de presidente e vice, os eleitores votarão para os cargos de deputados nacionais (quatro vagas) e senadores (três vagas).

As atenções estão focadas, principalmente, na disputa para a Casa Rosada, com cinco candidatos no páreo:
– Javier Milei (La Libertad Avanza);
– Juan Schiaretti (Hacemos por el País);
– Myrian Bregman (Frente de Izquierda);
– Patricia Bullrich (Juntos por el Cambio);
– Sergio Massa (Unión por la Patria).

Pesquisas de intenção de voto indicam Javier Milei, ligado a grupos de direita, e Sergio Massa, atual ministro da Economia, como os favoritos para um eventual segundo turno em 19 de novembro. Patricia Bullrich, ligada ao ex-presidente Mauricio Macri (2015–2019), corre por fora para desbancar os adversários.

A vitória em primeiro turno poderá ocorrer em dois casos: se um candidato fizer 45% dos votos, independentemente da vantagem sobre os concorrentes; ou se um postulante fizer 40% dos votos, desde que com pelo menos dez pontos de diferença em relação ao segundo colocado.

O cenário que gera mais incerteza é o de triunfo de Milei, que tem propostas polêmicas como dolarizar a economia, acabar com o Banco Central, retirar a Argentina do Mercosul e privatizar escolas públicas e hospitais. Massa representa a continuidade, enquanto Bullrich seria uma nova oportunidade para a oposição liderada por Macri.

Lei seca

Quem for a Puerto Iguazú, neste fim de semana, precisará estar atento às restrições eleitorais. No caso do consumo e comercialização de bebidas alcoólicas em locais como bares, restaurantes e vias públicas, por exemplo, a proibição começará já às 20h de sábado, com duração até as 21h de domingo.

A lei eleitoral também restringe a realização de espetáculos ao ar livre ou em ambientes fechados, porte de armas de fogo e atividades de campanha.

Atrativos turísticos como o Parque Nacional Iguazú, lado argentino das Cataratas, estarão abertos normalmente, mas os parques provinciais de Misiones, como os das Missões Jesuíticas, não terão expediente no domingo. O transporte público será gratuito para eleitores, com possíveis mudanças em horários e itinerários.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.