Eleições no Paraguai: Justiça Eleitoral inicia transporte das urnas

No próximo domingo (30), país elegerá presidente, vice, governadores, senadores, deputados nacionais e deputados regionais.

Apoie! Siga-nos no Google News

O Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) iniciou, nesse domingo (23), a logística de transporte de urnas e materiais de escritório para as eleições gerais marcadas para o próximo dia 30. Os primeiros carregamentos saíram de barco, tendo como destino cidades do Norte do Paraguai, com difícil acesso por terra.

Leia também:
Especial H2FOZ: Guia das Eleições 2023 no Paraguai

“O transporte até o departamento de Alto Paraguay será por via fluvial, com custódia policial durante toda a viagem. Consideramos que os materiais chegarão na sexta-feira (28) à tarde, para que seja feito o teste no sábado (29), às 14h”, detalhou Diego Olmedo, diretor de Recursos Eleitorais do TSJE, em entrevista ao jornal La Nación.

Para as demais áreas do território paraguaio, como Ciudad del Este e municípios do departamento (estado) de Alto Paraná, o deslocamento será por terra, com previsão de saída dos comboios na quarta-feira (26).

O sistema de votação no Paraguai é misto, com o uso de uma urna eletrônica (chamada de “máquina de votação”) e de uma cédula de papel, que registra as opções selecionadas na tela. Tal como no Brasil, as máquinas não possuem conexão à internet, com as etapas prévias ao dia da votação sendo abertas para a inspeção dos partidos.

No total, 4,8 milhões de eleitores estão habilitados para o pleito do dia 30, no qual serão eleitas as autoridades dos poderes Executivo (presidente, vice-presidente e governadores) e Legislativo (senadores, deputados nacionais e deputados regionais), para mandatos com cinco anos de duração.

O horário de funcionamento das seções será das 7h às 16h (hora paraguaia), com multa de G$ 98 mil (cerca de R$ 68) ao eleitor que não justificar a ausência. A partir das 19h de sábado (29), véspera da votação, estará em vigor a “Lei Seca” em todo o país, com a proibição da venda de bebidas alcoólicas.

Para saber mais sobre as eleições no Paraguai, em guia especial publicado pelo H2FOZ, clique aqui.

Transporte das urnas e materiais de votação terá escolta policial em todo o trajeto. Imagem: Gentileza/TSJE
Transporte das urnas e materiais de votação terá escolta policial em todo o trajeto. Imagem: Gentileza/TSJE
Primeiros lotes têm como destino cidades do departamento (estado) de Alto Paraguay e Concepción, acessíveis pelo Rio Paraguai. Imagem: Gentileza/TSJE
Primeiros lotes têm como destino cidades do departamento (estado) de Alto Paraguay e Concepción. Imagem: Gentileza/TSJE
Em locais com difícil acesso por terra, opção utilizada é o transporte fluvial. Imagem: Gentileza/TSJE
Em locais com difícil acesso por terra, opção utilizada é o transporte fluvial. Imagem: Gentileza/TSJE
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.