Eleitores do Paraguai irão às urnas no próximo domingo (18)

Na etapa atual, os cidadãos poderão escolher quais serão os candidatos de cada partido no pleito geral, marcado para abril de 2023.

Apoie! Siga-nos no Google News

Eleitores de todo o Paraguai irão às urnas, no domingo (18), para a escolha dos candidatos de cada partido nas eleições gerais, marcadas para abril de 2023. Serão definidos os postulantes aos cargos de presidente, vice-presidente, senadores, deputados nacionais, governadores e deputados departamentais (estaduais).

Leia também:
Incêndio destrói prédio da Justiça Eleitoral no Paraguai

Poderão participar todos os cidadãos legalmente inscritos no Cadastro Eleitoral Nacional, mediante apresentação de documento de identidade com foto. Cada partido ou coligação terá locais diferentes para votação, motivo pelo qual é necessário pesquisar previamente o endereço. O horário de funcionamento das seções será das 7h às 17h.

As atenções estarão voltadas, principalmente, para a disputa interna do Partido Colorado, maior agremiação política do país. Atual ocupante do Palacio de López, Mario Abdo Benítez apoia o ex-ministro Arnoldo Wiens para a sucessão presidencial. Pesquisas internas, no entanto, colocam o também ex-ministro Santiago Peña como favorito.

Entre os grupos de oposição, o maior conglomerado é o da Concertação, que reúne legendas de centro, centro-direita e movimentos de esquerda que auxiliaram na eleição de Fernando Lugo em 2008. Os vencedores da votação de domingo serão oficializados como candidatos pelos partidos ou grupos.

O processo contará com a observação da Organização dos Estados Americanos (OEA), União Interamericana de Órgãos Eleitorais (Uniore) e Observatório da Democracia do Parlamento do Mercosul (ODPM), entre outros. A votação será feita de forma eletrônica, com o uso de urnas certificadas pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE).

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.