Festa de São João no Paraguai e na Argentina – veja as opções

Santo também é popular nos países vizinhos, com festas de grande porte em cidades como Hernandarias e Puerto Iguazú.

Apoie! Siga-nos no Google News

Curioso para saber como são as festas juninas no Paraguai e na Argentina? O fim de semana terá várias delas, em cidades como Hernandarias e Puerto Iguazú. Tal como no Brasil, as celebrações em homenagem a São João recordam as tradições da roça e incluem atividades como casamento caipira, pau de sebo e caminhada na brasa.

Leia também:
Festa de São João começa nesta sexta (23) em Foz do Iguaçu

Capital do departamento (estado) de Alto Paraná, Ciudad del Este promoveu sua festa principal na última terça-feira (20), no estacionamento do Estádio Antonio Aranda Encina. Em vários bairros, contudo, comunidades organizarão suas próprias celebrações com o objetivo de confraternizar e arrecadar recursos para as paróquias locais.

Já a cidade vizinha de Hernandarias receberá, no sábado (24), a partir das 15h (hora paraguaia), o San Juan Ára promovido por Itaipu Binacional na praia Tacurú Pucú, localizada às margens do lago de Itaipu. A entrada no evento, que foi declarado de interesse turístico nacional pelo governo paraguaio, será gratuita.

Festa de São João em Hernandarias, no Paraguai. Imagem: Divulgação/Itaipu Binacional
Festa de São João em Hernandarias, no Paraguai. Imagem: Divulgação/Itaipu Binacional

A programação musical terá a participação de artistas reconhecidos no Paraguai, como Francisco Russo e Los Ojeda, além do Balé Folclórico Nacional da Secretaria Nacional de Cultura. Entre as brincadeiras previstas, destaque para o casamiento koygua, intimamente relacionado ao casamento caipira das festas juninas no Brasil.

No lado argentino da fronteira, em Puerto Iguazú, a Paróquia Cristo Redentor (Rua Chacho Peñaloza, n.º 232), do bairro Villa Alta, organizará, nesta sexta-feira (23), seu arraial de São João, com direito a pau de sebo, caminhada na brasa e comidas típicas como empanadas, choripán e sobremesas.

Festa de São João na comunidade Cristo Redentor, em Puerto Iguazú. Imagem: Divulgação
Festa de São João na comunidade Cristo Redentor, em Puerto Iguazú. Imagem: Divulgação

Em Foz do Iguaçu, a bola da vez é acompanhar a Festa de São João da Igreja Matriz São João Batista, na área central da cidade. O evento terá início nesta sexta, com programação até domingo (25) – clique aqui para saber mais.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.