Hospital Distrital de Hernandarias inaugura nova ala para atendimento

Nova estrutura no Hospital Distrital de Hernandarias. Imagem: Gobernación Alto Paraná / Divulgação

Estrutura aberta na manhã desta segunda-feira (13) deve ajudar a descongestionar a procura por serviços médicos em Ciudad del Este.

Cidade que partilha com Foz do Iguaçu a sede da hidrelétrica de Itaipu, a paraguaia Hernandarias inaugurou, nesta segunda-feira (13), as novas instalações de seu Hospital Distrital. A estrutura, ampliada em 8,2 mil metros quadrados, tem capacidade para até 72 novos leitos, seis salas de enfermaria, consultórios e espaço administrativo.

O investimento é de G$ 8,1 bilhões (R$ 6 milhões), oriundos dos cofres do Governo Regional do Alto Paraná. O objetivo é melhorar o atendimento aos pacientes da porção norte do departamento (estado), além de descongestionar a procura por serviços médicos no Hospital Regional de Ciudad del Este.

A ampliação está dividida em dois pavilhões, sendo um destinado aos leitos e consultórios, e outro aos setores administrativos. Foram feitas, também, melhorias em áreas externas como o estacionamento, jardim, calçada, muro, entrada para pacientes e uma galeria para conectar o novo prédio às alas já existentes.

Com cerca de 80 mil habitantes, Hernandarias é conhecida, no Paraguai, pelo título de “Capital da Energia”, por abrigar, em seu território, as usinas de Itaipu e Acaray. O nome da cidade é uma alusão a Hernando Arias de Saavedra (1561–1634), primeiro criollo (espanhol nascido na América) a ocupar um cargo de governador no período colonial.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

-->