Novas cédulas de Peso Argentino incluem homenagem a heroína negra

Detalhes das novas cédulas anunciadas nessa segunda-feira. Imagem: Banco Central da Argentina

Série que retrata a fauna do país será substituída por bilhetes com o rosto de figuras históricas.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, apresentou nessa segunda-feira (23), em Buenos Aires, o novo desenho das cédulas de peso argentino. A atual série, lançada em 2016 com homenagens à fauna local, será substituída por bilhetes que exaltam figuras da história do país, com uma inédita homenagem a uma mulher negra.

A substituição ocorrerá gradualmente, e as notas antigas serão retiradas de circulação à medida que estejam deterioradas, não havendo prazo final para a troca. As cédulas de P$ 20, com a imagem do guanaco, e P$ 50, com o desenho do condor, não serão modificadas, com a mudança valendo apenas para os bilhetes de P$ 100, P$ 200, P$ 500 e P$ 1.000.

Conforme o anúncio, a nota de P$ 100, que hoje mostra um cervo, terá o rosto de Evita Perón; a de P$ 200, estampada com a baleia austral, dará lugar às figuras de Martín Miguel de Güemes e Juana Azurduy; a de P$ 500, com a onça-pintada, será trocada pela homenagem a Manuel Belgrano e Remedios del Valle. Já a nota de P$ 1.000, que traz o joão-de-barro, estampará o rosto do general José de San Martín.

Um dos fatos mais notáveis é a escolha de María Remedios del Valle, mulher negra que superou os preconceitos do século 19 e destacou-se no combate a ingleses e espanhóis nos conflitos que asseguraram a independência argentina. A data de sua morte, 8 de novembro, foi reconhecida, em 2010, como o Dia Nacional dos Afro-Argentinos.

Ilustração com os novos bilhetes, divulgada pelo Banco Central da Argentina

Apesar da inflação na casa de 50% ao ano e da desvalorização do peso argentino, não há, por ora, previsão de lançamento de bilhetes de maior denominação. As cédulas de P$ 10 ou 10.000, com o rosto de Diego Maradona, que circulam na internet, são apenas parte de uma campanha promovida pelos fãs do eterno camisa 10.

Nota em homenagem a Maradona, proposta por internautas argentinos
Bilhetes da série atual, lançada em 2016. Imagem: Banco Central da Argentina

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

-->