Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Paraguai faz operação contra lavagem de dinheiro na fronteira

Fronteira

Paraguai faz operação contra lavagem de dinheiro na fronteira

Ação teve como alvo uma família suspeita de adquirir imóveis e fazendas com recursos procedentes do narcotráfico.

2 min de leitura
Paraguai faz operação contra lavagem de dinheiro na fronteira
Mandados foram cumpridos em Curuguaty, próximo à fronteira entre Paraguai e Mato Grosso do Sul. Imagem: Gentileza/Senad
Publicidade

Agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e do Ministério Público do Paraguai cumpriram, entre quarta (25) e quinta-feira (26), seis mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma família suspeita de lavar dinheiro procedente do narcotráfico, por meio da compra de imóveis, fazendas e investimentos em uma cooperativa.

Leia também:
Brasileiro é preso com fuzis, pistolas e munições no Paraguai

Publicidade

De acordo com os jornais Última Hora e La Nación, o alvo do procedimento, que integra a operação A Ultranza PY, foi o clã Odorico, formado por parentes de origem brasileira, residentes na zona rural do departamento (estado) de Canindeyú, cuja capital é a cidade fronteiriça de Salto del Guairá.

Quatro pessoas foram presas durante o cumprimento dos mandados, sendo uma mulher de nacionalidade brasileira, de 51 anos, e três familiares nascidos no Paraguai, com idades entre 19 e 31 anos.

Segundo o Ministério Público, há indícios de vinculação do grupo com a família Insfrán, apontada como operadora de um esquema de tráfico de entorpecentes. Além da compra de imóveis, o dinheiro seria aplicado em uma cooperativa de crédito que está presente em grande parte do país, de maneira a dar roupagem legal às quantias.

Publicidade

Por ordem da Justiça, houve o confisco de uma fazenda utilizada para a criação de gado e de um imóvel no qual funciona uma empresa pertencente aos suspeitos. O procedimento também resultou na apreensão de dois caminhões, veículos, equipamentos eletrônicos e documentos, que serão analisados pelos investigadores.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
Assuntos

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.