PF embarga 6 toneladas de alimentos em Foz do Iguaçu contrabandeados da Argentina

Duas pessoas foram presas; os produtos, como cebola e alho, estavam em um comércio na região perto da Ponte da Amizade.

Apoie! Siga-nos no Google News

Policiais federais apreenderam em Foz do Iguaçu mais de seis toneladas de alimentos in natura trazidos da Argentina, nessa quarta-feira, 3. Os produtos, como cebola e alho, estavam em comércio que fica na região da Ponte Internacional da Amizade, na fronteira com o Paraguai.

LEIA TAMBÉM: Operação intercepta 7 veículos e R$ 325 mil em mercadorias na BR-277

A corporação obteve informação de uma rota usada para o contrabando de produtos alimentícios da Argentina. As equipes começaram a monitorar alguns veículos suspeitos.

Ao abordar uma van, o condutor confirmou levar os alimentos para o estabelecimento na região da Vila Portes. Ao vistoriar o local, a Polícia Federal (PF) encontrou a grande quantidade de produtos sem documentação de importação, como o certificado fitossanitário.

“O condutor da van e o responsável pelo estabelecimento comercial foram presos em flagrante por contrabando”, registrou. E conduzidos à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu.

Alimentos

A instituição reitera que a legislação brasileira requer esse certificado para toda importação de vegetais. Sem o documento, fica proibida a internalização da mercadoria em território nacional.

Essa norma vale para qualquer quantidade importada. E independe do “uso proposto, se destinada ou não à comercialização e se importada por pessoa física ou jurídica”, reforçou a Polícia Federal.

Eletrônicos no Rio Paraná

Em outra ação, policiais federais e militares (BOPE), acompanhados de soldados do Exército, apreenderam uma embarcação com eletrônicos do Paraguai no Rio Paraná. A abordagem foi na noite de terça-feira, 2.

Agentes da operação integrada avistaram o barco cruzando a fronteira pelo rio na região chamada de Favela do Queijo. O condutor fugiu pela mata ao avistar a chegada da polícia.

Foram apreendidos dez volumes contendo equipamentos eletrônicos. O transporte era feito em uma embarcação de seis metros e equipada com motor de 15HPs.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.