Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Polícia da Argentina lança operação de fim de ano na fronteira

Fronteira

Polícia da Argentina lança operação de fim de ano na fronteira

No total, 2,5 mil agentes estarão envolvidos na Operação Celebrações, em cidades como Puerto Iguazú e outros destinos da província de Misiones.

2 min de leitura
Polícia da Argentina lança operação de fim de ano na fronteira
Acidentes de trânsito e furtos em residências estão entre as ocorrências mais comuns dessa época na Argentina. Foto: Gentileza/Polícia de Misiones
Publicidade

A polícia da província fronteiriça de Misiones lançou, nessa sexta-feira (20), a Operação Celebrações, específica para o período de fim de ano na Argentina.

Leia também:
Polícia encontra fuzis e 8 toneladas de drogas entre farelo de milho na fronteira

Publicidade

Conforme boletim emitido pela corporação, o trabalho envolverá mais de 2,5 mil policiais, nos 78 municípios da província. Locais como Puerto Iguazú, devido à alta temporada do turismo na Argentina, receberão especial atenção.

“Esta operação abrangerá os 78 municípios da província, com a realização de patrulhamentos ostensivos, bem como barreiras de controle”, informa a força policial.

Já nessa sexta, agentes de Puerto Iguazú entraram em modo de prontidão, após denúncia de que homens armados teriam chegado à Argentina pelo Rio Paraná. De acordo com os relatos, não comprovados, o grupo teria vindo do Paraguai em uma canoa.

Publicidade

Em reunião com o comandante Sandro Alberto Martínez, os 15 chefes regionais elaboraram planos de ação para cada região. Tais planos levam em consideração a variedade de cenários, que inclui áreas urbanas e rurais, além de zonas de mata.

Do total de 2,5 mil policiais mobilizados, 800 estarão exclusivamente dedicados ao controle viário nas estradas e cidades da província argentina. Outros 600, por outro lado, estarão encarregados do patrulhamento ostensivo nas localidades.

Publicidade

Fim de ano na Argentina

Uma das prioridades é reduzir o número de acidentes de trânsito com mortos ou feridos no período de festas. O fator causador de tais situações, em muitos casos, é o consumo abusivo de álcool nas celebrações de Natal e Ano-Novo.

Outra ocorrência comum desta época na Argentina é o registro de furtos em residências e empresas, praticados durante a ausência dos proprietários.

Em caso de emergência, o telefone para contato com a polícia na Argentina é o 911. Outra opção é baixar o aplicativo Lupita, que, além de informações sobre atrativos turísticos, traz um canal para falar com a Polícia de Misiones.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.