Rádio Clube
H2FOZ

Início » Últimas Notícias » Puerto Iguazú inicia processo de certificação como destino sustentável

Argentina

Puerto Iguazú inicia processo de certificação como destino sustentável

Trabalho impulsionado pela prefeitura local, em parceria com instituições, está previsto para durar três anos.

2 min de leitura
Puerto Iguazú inicia processo de certificação como destino sustentável
Reunião de lançamento da edição local do projeto. Imagem: Gentileza/Prefeitura de Puerto Iguazú

Foi lançada, nessa quinta-feira (15), em Puerto Iguazú, a edição local do projeto “Transforming the Future” (“Transformando o Futuro”, em inglês), impulsionada em conjunto entre a prefeitura local, Iguazú Turismo Ente Municipal (Iturem), Fundação Plan 21 e Instituto de Turismo Responsável (ITR), com o financiamento da Fundação Zurich.

O objetivo é certificar a cidade argentina da fronteira como um destino para a prática do turismo sustentável, por meio da adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e de práticas que visam a diminuir os impactos ambientais e proporcionar a integração entre meio ambiente, moradores e visitantes.

De acordo com o jornal El Territorio, o processo tem duração prevista de três anos, com a primeira etapa reservada à elaboração de um diagnóstico, que guiará as ações seguintes. “Com base no que for detectado, planejaremos os objetivos”, explicou Fabian Román, diretor da Fundação Plan 21.

“A intenção é trabalhar com planos de sustentabilidade executáveis, sólidos, críveis e viáveis. Como primeiro objetivo, é começar a trabalhar na sustentabilidade de uma maneira integral, não apenas por uma questão de responsabilidade ambiental, mas para posicionar o destino e sermos potencialmente competitivos”, detalhou.

Claudio Filippa, prefeito de Puerto Iguazú, colocou a estrutura do poder público municipal à disposição para facilitar o trabalho. “É um desafio muito importante, e vamos trabalhar forte para desenvolver um plano estratégico e ser um destino sustentável”, pontuou o gestor, também citado pelo El Territorio.

Além de Puerto Iguazú, o projeto “Transforming the Future” terá ações em outros quatro destinos turísticos latino-americanos. No Brasil, o local escolhido é uma comunidade no Rio de Janeiro. Os demais locais ficam no México, Chile e Colômbia.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortacelecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.