Ao chegar à pacata Puerto Iguazú, os venezuelanos não conseguem passar ao Brasil. Fotos Arquivo

Venezuelanos querem sair da Argentina e voltar pra casa, mas encontram fronteira fechada

Os venezuelanos que escolheram a Argentina para escapar da crise no seu país estão agora numa situação desesperadora: eles não conseguem emprego nem onde morar e querem fazer o caminho de volta. Mas não há jeito.

O máximo que eles conseguem é vir de Buenos Aires para Puerto Iguazú. E, dali, só podem voltar à capital argentina ou permanecer na fronteira, sem possibilidade de atravessar ao Brasil e ao Paraguai, como informa La Voz de Cataratas.

Além das fronteiras fechadas entre a Argentina e os dois países, no Brasil ainda vigora um decreto que proíbe a entrada de estrangeiros por todas as vias terrestres e marítimas, como medida de contenção da covid-19.

Puerto Iguazú vinha recebendo muitos imigrantes venezuelanos há mas de um ano. A maioria seguia para Buenos Aires, na tentativa de se estabelecer.

Os que vieram pouco tempo antes da pandemia não conseguiram emprego. Alguns não tiveram tempo (ou dinheiro) nem para se naturalizar.

O desespero de não ter um lugar para morar, a falta de trabalho e a vontade de querer reencontrar os familiares são os motivos mais importantes para a decisão do retorno, diz La Voz de Cataratas.

A Cruz Vermelha oferece ajuda por alguns dias, mas os venezuelanos têm que resolver sua situação, o que está ficando impossível

Alguns voltam para Buenos Aires e outros viajam a Posadas, mas ali também encontram fechada a fronteira com Encarnación, no Paraguai.

Os que ficam em Puerto Iguazú terminam recebendo assistência de alguma igreja ou associação, o que eles nunca esperavam ter que precisar.

Ao chegar à pacata Puerto Iguazú, os venezuelanos não conseguem passar ao Brasil. Fotos Arquivo

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 908 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ