Vídeo mostra onça em cachoeira na fronteira entre Brasil e Argentina

Onça-pintada foi filmada no Salto do Yucumã (Moconá). Imagem: Reprodução / Facebook.

Uma cena rara, captada na manhã de domingo (1º) no Salto do Yucumã (também conhecido como Salto del Moconá), no Rio Uruguai, está chamando a atenção de brasileiros e argentinos nas redes sociais. No vídeo, gravado da margem brasileira, é possível ver uma onça-pintada descendo a queda d’água com altura equivalente à de um prédio de seis andares.

De acordo com postagem na página da Red Yaguareté, organização ambiental argentina, apesar de ter sido tragado pela correnteza, o animal foi visto são e salvo no lado brasileiro. “Como já sabemos, as onças se deslocam constantemente entre Argentina e Brasil nesta região, mas nunca foi vista uma imagem nesse estilo, passando de um país ao outro exatamente pelos saltos”, descreve a publicação.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Vídeo públicado na página da organização ambiental Red Yaguareté no Facebook.

No Parque Nacional do Iguaçu, em mais de uma ocasião, onças foram avistadas atravessando a nado o trecho acima das Cataratas, onde as águas são mais tranquilas. A mobilidade dos grandes felinos é frequente no corredor formado por parques públicos e reservas privadas entre o Sul da província de Misiones e o Brasil.

O Salto do Yucumã ou Moconá fica entre os municípios de Derrubadas (RS) e El Soberbio, cerca de 300 quilômetros ao sul de Foz do Iguaçu por território argentino. Segundo o descritivo turístico, trata-se da maior queda d’água longitudinal do planeta, com 1,8 mil metros de extensão. A palavra “Moconá”, em guarani, significa “que tudo engole”.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.