Não existe cidade sem história. Existe história não contada
Jackson Lima
O dia 10 de junho de 1914 é tido como o início da história de Foz do Iguaçu. De igual maneira o ano de 1939 aparece como o ano de fundação do Parque Nacional do Iguaçu. As duas datas estão corretas. Porém o que se deixa passar em branco é o que aconteceu antes destas datas. Entre 1888 e 1914 muita coisa aconteceu.
Entre outras, o que hoje é Foz do Iguaçu passou 20 anos como Colônia Militar. Em uma colônia militar, não há impostos como IPTU, ISSQN. Não se compra, troca ou se vende terreno. Ninguém é eleito. E quem manda é o comandante.
Quanto ao Parque Nacional do Iguaçu, se pode dizer a mesma coisa. Antes do PNI ser fundado, há toda uma história que começou em 1913. O ponta-pé inicial foi a lei Estadual 1.260 de março daquele ano. A lei criava pela primeira vez, no Paraná, a possibilidade de se desapropriar terras por questões de “interesse público”. Ninguém tinha idéia como essa lei iria ser utilizada. No mesmo ano, em junho, a Lei foi regulamentada pelo Decreto 460 publicado no Diário Oficial do 19 daquele mês. Porém se voltou a falar desta lei, no que se refere à Foz do Iguaçu em 1916.
ENTRE EM NOSSO CANAL NO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS NO SEU CELULAR!
https://bit.ly/canal-h2foz
Em uma colônia militar ninguém compra terreno. Ou pelo menos ninguém deve comprar terreno. As pessoas que vem morar em uma colônia requerem um lote. No caso da Colônia Militar do Iguassu, havia dois tipos de lotes. O lote rural, para agricultura e um lote em algum lugar que um dia será chamado de urbano. Em 1905, já sentindo o cheiro da p