A 19.ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu (FILFI) terá vários ambientes para atividades culturais e literárias, integrados à Praça Getúlio Vargas, no centro, com abertura nesta quarta-feira, 6, e programação até o dia 10. O Calçadão da Avenida Rio Branco será um dos espaços.
- LEIA TAMBÉM
Feira do Livro: confira autores nacionais e internacionais presentes
Feira do Livro terá seminário de patrimônio cultural em Foz do Iguaçu
Feira do Livro terá feirinha e biblioteca aberta no fim de semana
Escritores de Foz do Iguaçu podem inscrever-se na Feira do Livro
Feira do Livro irá homenagear Paulo Leminski e Ziraldo
O que se pode saber sobre a Feira do Livro, prevista para novembro em Foz
O retorno do evento à praça pública, conforme a organização, é para ampliar o acesso da comunidade e envolver leitores de todas as idades. As principais edições da feira foram na Praça do Mitre – depois, com uma produção volante, passou por espaços como o antigo Bordin e Gresfi.
“A feira volta à praça, que é um espaço aberto e democrático e de fácil acesso”, expõe o diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues. “Justamente para tornar-se parte da rotina da cidade durante esses cinco dias”, conclui.
Feira do Livro
Calçadão da Rio Branco: receberá a feira com estandes de livreiros e demais participantes. Ao lado, ficará o caminhão do projeto Expedição do Conhecimento, do Itaipu Parquetec, com atividades lúdicas de educação ambiental e ações interativas com foco na preservação da natureza.
Estação Cultural Central: o prédio da antiga Câmara Municipal, reformado, será aberto na modalidade soft open – quando se testa a operação dos espaços antes da abertura oficial. Sediará o 1.º Seminário de Valorização do Patrimônio Cultural, dentro da agenda da feira.
Estação Cultural do Artesanato: prédio que era usado para serviços turísticos, durante a Feira do livro irá receber pequenos leitores e professores para a troca do vale-livro, com apoio da Secretaria Municipal da Educação. Uma das salas, com entrada voltada para a praça, receberá o lançamento de escritores locais.
Praça: o centro da praça pública sediará a Floresta Z, uma homenagem a Ziraldo e ao poeta Paulo Leminski, onde haverá contação de histórias e lançamentos. Abrigará a Feirinha Geek, com a comercialização de jogos e artesanato, assim como espaço para troca de materiais e concursos.
Biblioteca e feirinha
Durante a Feira do Livro, a Biblioteca Pública funcionará em horário especial, recebendo grupos de crianças para oficinas, jogos de RPG e contação de histórias. De 6 a 10 de novembro, as portas estarão abertas das 8h às 20h, e, no fim de semana, das 9h às 18h.
A Feirinha da JK completa a programação com gastronomia e artesanato, simultaneamente à feira, de quarta a sábado, das 18h às 22h. No domingo, permanecerá das 8h às 18h.
Leminski e Ziraldo
Nesta edição, a Feira do Livro de Foz do Iguaçu homenageia o poeta paranaense Paulo Leminski e o cartunista Ziraldo. O primeiro faria 80 anos em 2024. Já o “pai” do Menino Maluquinho faleceu neste ano.
O evento é realizado pela prefeitura, por meio da Fundação Cultural e das secretarias municipais de Educação e de Turismo e Projetos Estratégicos.
Mapa do evento
(Com informações da assessoria)
Comentários estão fechados.