Foz do Iguaçu sobe duas posições, mas diminui nota em ranking de competitividade

Município avança em índices relacionados à educação e economia, porém despenca em saneamento e qualidade da saúde. Confira a situação em nossos infográficos.

Apoie! Siga-nos no Google News

Foz do Iguaçu ocupa a 105.ª colocação no Ranking de Competitividade dos Municípios. Na comparação com os dados de 2022, a cidade subiu duas posições, mas viu sua nota média geral diminuir de 55,22 para 53,87, estabelecendo-se apenas como a 14.ª colocada do Paraná na lista.

VÍDEO: O que sabemos sobre nós mesmos? Assista à nova história da série Vidas do Iguaçu.

No levantamento, elaborado pelo Centro de Liderança Política (CPL) em parceria com a Gove Digital e a Seal, o destaque positivo foi o pilar “Qualidade da Educação”, no qual subiu da 95.ª para a 41.ª posição. A cidade também aparece entre as cem melhores nas áreas de “Telecomunicações”, em 30.º lugar, “Economia” (78.º) e “Capital Humano” (81.º).

Por outro lado, a Terra das Cataratas figura apenas na 291.ª posição no quesito “Segurança”, na 271.ª em “Qualidade da Saúde” e na 197.ª em “Funcionamento da máquina pública”. Na área do saneamento, despencou 78 posições, indo da 48.ª para a 126.ª colocação.

O ranking analisou 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões (Instituições, Sociedade e Economia), abrangendo 410 municípios com uma população superior a 80 mil habitantes. Esse recorte representa 7,36% do total de municípios brasileiros, que concentram 60,19% da população do país.

Paraná

O Paraná possui 13 cidades listadas entre as cem mais competitivas do Brasil. Esse é o segundo melhor resultado no país, empatando com Santa Catarina e ficando atrás apenas de São Paulo, que conta com 47 municípios na lista. Além de Curitiba, as seguintes cidades fazem parte dessa lista: Maringá (11.ª posição), Londrina (26.ª), Paranavaí (40.ª), Pinhais (54.ª), Cascavel (55.ª), Francisco Beltrão (58.ª), Pato Branco (62.ª), Toledo (85.ª), Campo Mourão (89.ª), Ponta Grossa (96.ª), Umuarama (97.ª) e Araucária (100.ª). Aqui estão alguns destaques:

– Pinhais avançou oito posições e agora ocupa a segunda colocação no indicador “Saneamento”;

– Pato Branco e Toledo estão entre os cinco mais bem colocados no índice “Acesso à Saúde”;

– Londrina foi classificada em segundo lugar no pilar “Funcionamento da máquina pública”;

– Curitiba também está no top 5 em “Funcionamento da máquina pública”, além de ter registrado crescimento em “Capital Humano”, “Saneamento” e “Inserção Econômica”;

– Paranavaí se destaca na qualidade da educação, com um crescimento de 55 posições em comparação a 2022.

LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Alex Diz

    Mas para o prefeito e seus asseclas está tudo lindo e perfeito na cidade…

Comentários estão fechados.