H2FOZ
Início » Geral » Mãe Marina de Tunirê recebe título de Doutora Honoris Causa da Unila

Geral

Reconhecimento

Mãe Marina de Tunirê recebe título de Doutora Honoris Causa da Unila

Honraria, em memória, reconhece legado de luta antirracista, valorização ancestral e promoção da igualdade racial nas Três Fronteiras.

3 min de leitura
Mãe Marina de Tunirê recebe título de Doutora Honoris Causa da Unila
A comunidade presente na entrega da honraria - foto: Judeley Césaire/Unila


A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) concedeu o título de Doutora Honoris Causa in memoriam à ialorixá Marina de Tunirê, nome religioso de Marina Áureo Galdino. A homenagem foi entregue em sessão solene do Conselho Universitário (Consun), no último dia 24, no Campus Integração.

A cerimônia reuniu lideranças negras, sociais, políticas, acadêmicas e religiosas da região, além de integrantes do Ilê Axé Ogum Funmilayo. O reconhecimento destaca a trajetória de Mãe Marina na defesa da igualdade racial, valorização das culturas afro-brasileiras e enfrentamento ao racismo.

Publicidade

Durante a solenidade, a reitora da Unila, Diana Araujo Pereira, afirmou que a homenagem representa um marco para a universidade e reforça o compromisso institucional com a integração de saberes e a valorização da ancestralidade africana e afro-brasileira na Tríplice Fronteira.

“Esta cerimônia é um marco na nossa história, porque a Unila, para cumprir sua missão, precisa atuar também na integração entre saberes que confere dignidade aos diversos grupos sociais”, declarou.

A concessão do título foi aprovada pelo Conselho Universitário em outubro de 2025. Segundo a instituição, a honraria reconhece contribuições relevantes às artes, ciências, cultura e humanidade, independentemente de formação acadêmica formal.

Filha da homenageada, Cristiane Áureo Galdino relembrou a atuação da mãe em Foz do Iguaçu e a luta cotidiana contra o racismo. “Ela foi uma pessoa que nasceu para existir, resistir e deixar esse ensinamento para a gente”, ressaltou durante a cerimônia.

A professora Angela Souza, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos (NEALA), realçou que a atuação de Mãe Marina influenciou ações institucionais e práticas acadêmicas voltadas às relações étnico-raciais dentro da universidade.

Mãe Marina

Falecida em 2021, Mãe Marina teve atuação destacada na Tríplice Fronteira como liderança religiosa e política. Ela foi a primeira presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Foz do Iguaçu e participou de ações voltadas à defesa da diversidade religiosa, educação para relações étnico-raciais e valorização das tradições de matriz africana.

Publicidade

Ao longo da trajetória, também desenvolveu atividades em escolas, projetos de extensão e articulações junto ao poder público municipal e estadual, atuando na promoção dos direitos humanos, combate ao racismo estrutural e fortalecimento das comunidades tradicionais de terreiro.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    Deixe um comentário