Tudo pronto para a Meia Maratona das Cataratas no Parque Nacional do Iguaçu

Trajeto da corrida passa junto às Cataratas do Iguaçu. Imagem: Marcos Labanca

Reserva que abriga uma das sete maravilhas naturais do planeta, o Parque Nacional do Iguaçu vai receber, neste domingo (20), mais de quatro mil corredores do Brasil e outros países para a 13ª Meia Maratona das Cataratas e Desafio 8km. O percurso é totalmente dentro da unidade, em contato direto com a natureza.

Na sexta-feira (18), os participantes iniciaram a retirada dos kits com o material da prova. A entrega continua neste sábado (19), das 10h às 20h, na central de atendimento no Marco das Três Fronteiras. A ida ao local pode ser aproveitada para contemplar a paisagem do encontro entre os rios Iguaçu e Paraná.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Quem esteve no Marco nas primeiras horas da entrega foi a dona de casa Eleci Denes, de 58 anos. Moradora de Foz do Iguaçu, a gaúcha, mais conhecida como Lelê, participa da Meia Maratona das Cataratas desde 2010 e não poupa elogios. “É exuberante, lindo, maravilhoso. É o desafio que você faz, a superação, o reencontro com os amigos, tudo”, afirma.

Eleci Denes (Lelê), de Foz do Iguaçu, participa da Meia Maratona das Cataratas desde 2010. Imagem: Marcos Labanca

Estreante na prova, o funcionário público federal Gilberto Vasconcelos, 49, veio de Maricá (RJ) para encarar os 21 quilômetros. Antes de cair na pista, deu uma “espiadinha” no trajeto visitando as Cataratas do Iguaçu como turista, destacando a imersão na natureza e a tranquilidade de correr em um ambiente sem tráfego de veículos.

“É ideal, você não tem monóxido de carbono ao seu lado, só o cheiro da natureza. Você não tem qualquer tipo de preocupação, é um ambiente turístico, onde você só tem a ganhar. Calculo que devo chegar com 1h50, 1h45, vamos ver”, prevê Gilberto. “Não é uma simples corrida, é uma motivação para a vida.”

Estreante na Meia Maratona das Cataratas, Gilberto Vasconcelos veio de Maricá (RJ) para a corrida. Imagem: Marcos Labanca

Quem também está motivado é o construtor civil Eduardo da Cunha Silva, 55. Morador da Terra das Cataratas, Eduardo faz parte de um grupo de corredores da Argentina, que virá em peso participar da prova. Aos domingos, costuma correr no Parque Nacional com os amigos, demonstrando familiaridade com o percurso.

“Todo trecho é bom. O que mais gosto é aquela parte quando você está chegando em frente ao hotel, pega uma descida, e as Cataratas estão do seu lado direito”, aponta. “Completar a prova é uma meta para mim, quero chegar ao fim me sentindo bem, com aquele significado de que gostei, fiz, realizei. É uma festa muito bonita.”

Eduardo da Cunha Silva, de Foz do Iguaçu, tem como trecho favorito da prova a chegada às Cataratas. Imagem: Marcos Labanca

Já a argentina Mónica Raquel dos Santos, 43, residente na cidade vizinha de Puerto Iguazú, pretende curtir o domingo no parque com o Desafio 8km. “Adoro a parte em que você vê as cataratas. Eu quero participar, tirar muitas fotos. Esse lugar é muito bom, muito bonito”, elogia.

Funcionamento do parque

Em razão da 13ª Meia Maratona das Cataratas e Desafio 8km, o Parque Nacional do Iguaçu terá funcionamento diferenciado neste domingo (20).

Mónica Raquel dos Santos mora em Puerto Iguazú (Argentina) e vai participar do Desafio 8km. Imagem: Marcos Labanca

O ingresso específico para assistir à chegada dos atletas será vendido apenas no próprio dia, nos terminais de autoatendimento do Centro de Visitantes. Das 7h às 7h30, os ônibus farão o transporte do público até o Porto Canoas, onde estará montada a estrutura. A volta acontecerá a partir das 10h30.

Para as visitas turísticas tradicionais, o horário será das 12h às 16h, com venda de entradas no site https://www.cataratasdoiguacu.com.br/ e nos terminais do Centro de Visitantes. Todos os atrativos da unidade estarão habilitados.

Corredores

Por sua vez, os mais de quatro mil participantes da prova, vindos de todas as partes do Brasil (24 estados e Distrito Federal) e países como Argentina, Paraguai e Estados Unidos, poderão começar a preparação ainda antes do raiar do dia.

Já às 5h30, o estacionamento estará aberto para a chegada dos primeiros veículos. O transporte dos atletas até o ponto de partida começará às 6h. A largada será às 8h30, com três horas de tempo-limite. A premiação aos vencedores está marcada para as 10h30, hora em que também terá início o transporte de retorno ao Centro de Visitantes.

A 13ª Meia Maratona das Cataratas é uma realização do Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio e Cataratas do Iguaçu S.A. A corrida tem o patrocínio da Nissei – Paraguai, Fundo Iguaçu e Água Mineral Sferriê, com promoção da RPC.

13ª Meia Maratona das Cataratas

Data: 20 de março de 2022 (domingo)

Local: Parque Nacional do Iguaçu – Foz do Iguaçu

Central de Atendimento ao Corredor – WhatsApp +55 (45) 9137-3444 – wa.me/5545991373444

https://www.meiamaratonadascataratas.com.br/

Redes sociais

WhatsApp: +55 45 9137-3444 (wa.me/554591373444)

Instagram: instagram.com/meiadascataratas/

Facebook: facebook.com/meiadascataratas

Twitter: twitter.com/MeiaMaratona

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Assessoria

Este texto é de responsabilidade de assessoria da imprensa institucional e/ou empresarial. Veja mais conteúdo do autor.