Brasileiros e paraguaios participaram, nessa quarta-feira (30), de um ato binacional em comemoração aos 50 anos do setor de Segurança Empresarial da usina de Itaipu. O evento ocorreu no Centro de Convenções Itaipu Róga, em Hernandarias.
Leia também:
Mercado Público tem data de abertura confirmada em Foz do Iguaçu
Cerca de 400 pessoas marcaram presença, entre diretores da binacional, autoridades da região, empregados da ativa, funcionários aposentados e estagiários.
A área de Segurança Empresarial foi criada em 3 de outubro de 1974, cinco meses após a constituição de Itaipu Binacional, formalizada em 17 de maio de 1974, e três meses antes do início das obras, em janeiro de 1975.
Atualmente, o setor conta com 346 colaboradores nas duas margens, sendo 190 no Paraguai e 156 no Brasil. A atuação inclui o cuidado com o patrimônio da usina e a colaboração com as forças de segurança da região.
“Itaipu Binacional, além de ser uma das maiores geradoras de energia do mundo, desempenha um papel crucial na economia e no desenvolvimento da região. Sua segurança é, portanto, uma prioridade que requer um esforço conjunto entre diferentes esferas de governo”, discursou Enio Verri, diretor-geral brasileiro de Itaipu.
Já o diretor-geral paraguaio, Justo Zacarías Irún, afirmou que “Itaipu é um tesouro para o Brasil e o Paraguai e precisa ser cuidada levando em conta essa particularidade, que é ser binacional. Nosso trabalho vai muito além dos protocolos”.
Durante o evento, foram entregues homenagens a autoridades brasileiras e paraguaias da área de segurança, além de empregados aposentados e da ativa.
Os homenageados receberam um certificado de agradecimento e uma miniatura do “Marrom-Glacê”, Fusca que fez parte da frota de viaturas dos seguranças de Itaipu entre as décadas de 1970 e 1990.
(Com informações de Itaipu Binacional)