Aeroporto de Foz do Iguaçu ganha o título de “Amigo da Onça”

Concessionária que administra o terminal é parceira do Projeto Onças do Iguaçu, de conservação dos grandes felinos.

Apoie! Siga-nos no Google News

Administrado pela concessionária CCR Aeroportos, o Aeoporto Internacional de Foz do Iguaçu foi certificado, nessa terça-feira (28), com o título de “Amigo da Onça”. O reconhecimento é em alusão ao apoio da empresa ao Projeto Onças do Iguaçu, que atua na conservação dos grandes felinos na região trinacional de fronteira.

Leia também:
Lado argentino das Cataratas terá espaço dedicado à onça
Movimento no aeroporto de Foz em 2023 já supera 2022

A cerimônia de concessão do título teve a presença da atriz Cristiana Oliveira, que interpretou a personagem Juma Marruá na primeira versão da novela Pantanal, em 1990, e é madrinha do projeto.

“A onça-pintada faz parte da minha vida há mais de 30 anos. Estar aqui para um evento tão importante sinaliza que temos pessoas preocupadas com a conservação deste animal e que podemos mudar o cenário atual. A união entre uma empresa e projetos independentes é muito necessária”, disse a atriz.

Para receber a certificação, seis critérios foram estabelecidos pelo Projeto Onças do Iguaçu, que é desenvolvido em parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Parque Nacional do Iguaçu e Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais (Pró-Carnívoros):

1) Apoio à pesquisa: o aeroporto ofereceu suporte logístico para o desenvolvimento das pesquisas do projeto na área aeroportuária.
2) Adequações de segurança: foram implementadas medidas para evitar a entrada de grandes felinos na área do aeroporto.
3) Divulgação e visibilidade: espaços foram destinados para comunicação visual e educacional sobre as onças no aeroporto.
4) Arrecadação de recursos: informações sobre o Projeto Onças do Iguaçu foram divulgadas para criar oportunidades de arrecadação de recursos.
5) Capacitação: um programa de capacitação foi criado para pessoas que circulam no aeroporto, abordando a segurança relacionada a grandes felinos.
6) Intermediação com parceiros: foram intermediados contatos com possíveis parceiros no setor de aviação para o Projeto Onças do Iguaçu.

De acordo com a concessionária, um ônibus usado para as operações de embarque e desembarque de passageiros foi adesivado com imagens alusivas à onça-pintada. Foi instalado, também, um painel informativo no saguão de desembarque, além de outros materiais de comunicação ao longo da área interna do aeroporto.

Ônibus utilizado nas operações de embarque e desembarque de passageiros no aeroporto de Foz do Iguaçu. Foto: Rafael Guimarães/Assessoria
Ônibus utilizado nas operações de embarque e desembarque de passageiros no aeroporto de Foz do Iguaçu. Foto: Rafael Guimarães/Assessoria

No final de 2024, após a conclusão das melhorias em andamento na infraestrutura do terminal, o local ainda contará com uma parede grafitada com o tema da onça-pintada, reforçando o compromisso contínuo com a preservação da fauna e a promoção da conscientização ambiental.

LEIA TAMBÉM