Rádio Clube
H2FOZ
Início » Meio Ambiente » Parque das Aves promove atividades educativas em janeiro

Meio Ambiente

Turismo Sustentável

Parque das Aves promove atividades educativas em janeiro

Aproveite o mês para observação de araras e sensibilização ecológica no atrativo mais visitado do Paraná após as Cataratas.

5 min de leitura
Parque das Aves promove atividades educativas em janeiro
Proposta é sensibilizar os visitantes sobre as incríveis adaptações das aves da Mata Atlântica. Foto: Parque das Aves/divulgação
Google News iconSiga-nos no Google News

Durante o mês de janeiro, o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, promove diversas atividades para toda a família. Em Conhecendo as Aves, por exemplo, os visitantes poderão observar de perto, descobrir curiosidades e encantar-se com as aves da Mata Atlântica. Essa ação ocorrerá nos dias 12 e 16, das 9h às 16h, mediada por educadores ao longo da trilha e nos viveiros de imersão.

LEIA TAMBÉM: Parque das Aves ainda tem vagas disponíveis para a Colônia de Férias

De acordo com a equipe do local, a proposta é sensibilizar os participantes sobre as incríveis adaptações das aves da Mata Atlântica. Entre elas, o formato de bicos e patas, a função das penas, as cores e os diferentes tipos de voo, elementos que influenciam diretamente na alimentação, reprodução, migração e defesa dessas espécies. De forma acessível e interativa, a experiência convida o público a observar detalhes que muitas vezes passam despercebidos.

Conforme a supervisora de Educação para Conservação do Parque das Aves, Gabriela Possato, “é uma oportunidade de tornar o passeio ainda mais enriquecedor, despertando a curiosidade e o interesse pelas aves da Mata Atlântica e pelo papel que cada um pode exercer na conservação da biodiversidade”, afirma.

Experiência interativa nos viveiros

Os pontos educativos estarão distribuídos em cinco locais do Parque das Aves: Jardim dos Espelhos, entrada do Viveiro Aves de Rios e Manguezais, saída do Viveiro o Mundo dos Tucanos, entrada do Viveiro Cecropia e no Viveiro das Araras.

“A atividade educativa é uma oportunidade de despertar o olhar para detalhes que passam despercebidos. Ao conhecer mais sobre as aves, as pessoas se aproximam da natureza e compreendem melhor a importância de protegê-la”, destaca Gabriela.

Soltura de borboletas

Como parte da programação de férias, o Parque das Aves convida os visitantes a vivenciarem um dos momentos mais delicados e simbólicos da metamorfose: a soltura de borboletas. A atividade acontece às terças e quintas-feiras de janeiro, sempre às 14h30, no espaço Borboletas e Beija-Flores. Durante a experiência, os participantes acompanham o primeiro voo de borboletas nascidas sob cuidados humanos. Tudo isso em um ambiente cuidadosamente preparado com flores, frutas e plantas nativas.

A ação, conduzida pela equipe técnica do parque, promove encantamento e sensibilização sobre o ciclo de vida desses insetos e seu papel como polinizadores e indicadores ambientais.

Juliana Moretti, bióloga e coordenadora de Borboletário do Parque das Aves, compartilha que a soltura é um momento encantador. “É também uma oportunidade para os visitantes acompanharem de perto um processo natural e delicado, em um espaço seguro e cuidadosamente planejado para oferecer condições semelhantes às que esses insetos encontram em seu ambiente de ocorrência natural na Mata Atlântica.”

Colônia de Férias

As últimas vagas da edição de janeiro da Colônia de Férias do Parque das Aves estão disponíveis! Certamente, uma oportunidade exclusiva para crianças de 6 a 10 anos viverem cinco tardes de descoberta, diversão e aprendizado em meio à Mata Atlântica. A atividade acontece de 26 a 30 de janeiro e conta com vagas limitadas, o que torna a experiência ainda mais personalizada.

Com uma programação completa ao longo dos cinco dias, algumas datas já estão próximas da lotação máxima. A procura tem sido intensa, e as famílias interessadas precisam antecipar-se para garantir a participação das crianças. A Colônia de Férias inclui vivências especiais conduzidas por profissionais de diferentes áreas. Entre elas, a neonatologia e a clínica veterinária. As atividades lúdicas foram cuidadosamente desenvolvidas pela equipe de Educação para Conservação do Parque das Aves.

“A Colônia de Férias do Parque das Aves é uma vivência inesquecível em que as crianças descobrem a riqueza da Mata Atlântica brincando e aprendendo de forma espontânea, com significado e emoção”, ressalta Gabriela Possato, supervisora pedagógica de Educação para Conservação.

Visita Guiada Pumuckl

Por fim, a Visita Guiada Pumuckl oferece uma nova forma de explorar o Parque das Aves com mais profundidade, sensibilidade e exclusividade. Educadores bilíngues realizam a atividade diariamente em dois horários e a direcionam a pequenos grupos. Dessa forma, os participantes vivenciam de perto as aves e o ambiente da Mata Atlântica.

Durante cerca de duas horas e 30 minutos, os participantes percorrem a trilha do parque com paradas especiais, como a observação da alimentação de periquitos e araras. Ademais, o visitante é convidado para uma degustação com ingredientes da floresta, preparada pela equipe do complexo gastronômico.

“Nas férias, a visita ganha ainda mais significado para quem busca uma experiência diferenciada, que une aprendizado, contemplação e conexão com o mundo natural. Mais do que um passeio exclusivo, a Visita Guiada Pumuckl reforça o compromisso com a sensibilização e apoia diretamente o trabalho de conservação realizado pelo Parque das Aves há mais de 31 anos”, reforça Talita.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Vacy Álvaro

    Vacy Alvaro é jornalista e coordenador do núcleo de Jornalismo de Dados/Infográficos do H2FOZ.

    Deixe um comentário