Rádio Clube
H2FOZ
Início » Meteorologia » Cidades do Paraná registram dia mais quente do ano em 2023

Meteorologia

Cidades do Paraná registram dia mais quente do ano em 2023

Domingo (12) teve temperaturas elevadas em grande parte do território paranaense; veja a lista das máximas do dia.

2 min de leitura
Cidades do Paraná registram dia mais quente do ano em 2023
Mais de 330 cidades paranaense serão atingidas por uma intensa “bolha de calor” nesta semana. Foto: Guilherme Wojciechowski/H2FOZ

O forte calor do domingo (12) ocasionou, em várias cidades do estado, o registro das temperaturas mais altas desde o início de 2023, de acordo com dados do Simepar, órgão de meteorologia do Paraná.

Leia também:
Usina de Itaipu fecha vertedouro após 11 dias de escoamento
Dia das Cataratas tem visitantes de 41 países no Parque Nacional

Publicidade

Conforme tabela publicada pelo meteorologista Lizandro Jacóbsen, o calorão do fim de semana superou, em municípios como Antonina, Apucarana, Cianorte, Curitiba, Guaraqueçaba, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Umuarama e União da Vitória, os números da onda de calor anterior, em setembro.

As temperaturas mais altas do estado foram reportadas em Guaraqueçaba (42,1°C) e Antonina (41,6°C), ambas no litoral. No Norte, Londrina e Maringá tiveram 38,4°C.

No Oeste, o maior registro foi em Capanema, com 39°C. Em Foz do Iguaçu, os termômetros apontaram 35,1°C, embora a sensação térmica tenha ficado na casa dos 40°C.

Tabela divulgada pelo Simepar, com as máximas do domingo e os recordes em cada cidade.
Tabela divulgada pelo Simepar, com as máximas do domingo e os recordes em cada cidade.

Para esta segunda-feira (13), o Simepar prevê máxima de 34°C na Terra das Cataratas, com até 25 milímetros de chuva. O alerta fica para a terça-feira (14), que poderá ter precipitações acima da média na região fronteiriça.

Paraguai

No lado paraguaio da fronteira, o calor do domingo, que ultrapassou os 40°C em várias localidades, fez com que o sistema elétrico do país registrasse um novo recorde de consumo, motivado pelo uso de aparelhos de ar-condicionado no período da noite.

“Ontem (12), às 21h30, tivemos um novo recorde de potência, de 4.312 megawatts. Essa marca superou a anterior, que era de 9 de dezembro de 2022”, confirmou o presidente da companhia energética Ande, em entrevista à Radio Uno 650 AM. “O detalhe é que o novo recorde ocorreu em um fim de semana, não em um dia útil.”

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.