Madrugada teve temporal em Foz do Iguaçu – confira a previsão do tempo

Panorama para o fim de semana ainda é de instabilidade, com chances de novas chuvas na fronteira trinacional.

Apoie! Siga-nos no Google News

Moradores de Foz do Iguaçu e região fronteiriça foram acordados, por volta da 0h40 deste sábado (2), com um temporal composto por rajadas de vento, raios e trovões. A chuva, em si, teve início à 1h20. Minutos mais tarde, à 1h30, moradores de áreas como a Região Norte do município relataram a ocorrência de pequenas pedras de granizo.

Leia também:
Parque Nacional do Iguaçu recebe 129 mil visitantes em agosto, com volta de estrangeiros

Conhecido nos países vizinhos como “Tormenta de Santa Rosa” (por ocorrer nos dias próximos às festas de Santa Rosa de Lima), o fenômeno extremo foi sentido, especialmente, nos departamentos (estados) da Região Sul do Paraguai e na província argentina de Misiones, com registros de estragos veiculados pela imprensa local.

Registro do satélite GOES16 à 1h30, momento em que moradores relataram a ocorrência de granizo na região fronteiriça. Imagem: Simepar
Registro do satélite GOES16 à 1h30, momento em que moradores relataram a ocorrência de granizo na região fronteiriça. Imagem: Simepar

Em Foz do Iguaçu, dados da estação do Simepar, serviço meteorológico do Paraná, indicam acumulado de 65.3 milímetros de chuva na faixa entre a 1h e as 6h deste sábado, com pico às 2h (27.4mm). No horário em questão, a temperatura, que era de 22°C, caiu para 17.5°C, como resultado direto das alterações na atmosfera.

Dados da estação meteorológica de Foz do Iguaçu. Gráfico: Simepar
Dados da estação meteorológica de Foz do Iguaçu. Gráfico: Simepar

Para as próximas horas, o Simepar ainda prevê chance de chuva para a Terra das Cataratas, embora com menor intensidade. Já o domingo (3) poderá ter outros 20 milímetros de precipitações, com temperaturas entre 22°C e 29°C. A segunda-feira (4) também tende a ser chuvosa, com retorno mais provável do sol na terça-feira (5).

Próximos dias em Foz do Iguaçu. Gráfico: Simepar
Próximos dias em Foz do Iguaçu. Gráfico: Simepar

Os prognósticos do Simepar são similares aos de outras fontes, como os sites Climatempo e Metsul. O Climatempo projeta 80mm de acumulado para sábado, 20mm para domingo e 40mm para segunda. A Metsul Meteorologia indica volumes menores, mas prevê que as condições continuarão instáveis ao longo de toda a próxima semana.

Cataratas do Iguaçu

Às 7h deste sábado, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu, medida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), era de 1.800 metros cúbicos por segundo (m³/s), 20% acima do referencial padrão de 1.500m³/s. A tendência para as próximas horas é de aumento, tendo em vista as fortes chuvas na regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel
Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel
LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. […] um fim de semana com condições que foram de temporal, na madrugada de sábado (2), a calor intenso, na tarde de domingo (3), a segunda-feira (4) começou com alerta laranja emitido […]

Comentários estão fechados.