Novo alerta, agora de “perigo”: risco de temporal em Foz segue até a madrugada

Novo alerta foi divulgado nesta sexta-feira e está valendo desde as 11h. O grau de severidade é de “perigo”.

Apoie! Siga-nos no Google News

Novo alerta foi divulgado nesta sexta-feira e está valendo desde as 11h. O grau de severidade é de “perigo”.

O Instituto Nacional de Meteorologia não tem errado nos últimos alertas. O de quinta, 14, se confirmou, embora o temporal tenha vindo brando.

Mas, desde as 11h desta sexta-feira, 15, está valendo um novo alerta para tempestade, para boa parte do Sul do Brasil – que inclui todo o Paraná.

Leia:

Aviso de: Tempestade
Grau de severidade: Perigo

Inmet publica aviso iniciando em 15/10/2021 11h. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo.

Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Instruções:

Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Faltou acrescentar, no alerta, que é bom não estacionar debaixo de árvores, em Foz do Iguaçu. Ventos fortes têm derrubado dezenas delas, porque muitas já estão velhas ou não são apropriadas para o local onde foram plantadas.

A gente tem a obrigação de divulgar esses alertas, porque a informação pode contribuir para evitar risco de acidentes e de prejuízos.

No mapa do Inmet, previsão de temporais – com “perigo” – para quase todo o Sul.

MAIS PREVISÕES

O alerta de temporal do Inmet é reforçado pelo AccuWeather, que prevê “Algumas pancadas de chuva e tempestades intensas”.

O Simepar prevê uma chuvarada de 43,6 mm e ventos de 66 km por hora (que podem derrubar galhos grandes e até árvores).

Temporal também está na previsão do Climatempo. Chuva pode chegar, no dia, a 60 milímetros, em Foz.

É o mesmo volume de chuva previsto pelo Tempo Agora pra esta sexta-feira.

Há, portanto, unanimidade. Vale a pena se cuidar. Mesmo!

FALTA DE LUZ

Confirmado este temporal, pode piorar ainda mais a situação da falta de energia nas regiões Oeste e Sudoeste do estado, onde a rede elétrica foi “severamente danificada com a passagem do temporal que atingiu o Paraná na madrugada de quarta para quinta-feira”, como informa a Copel.

Segundo a empresa, há em todo o Paraná, neste momento, 88,3 mil unidades consumidoras aguardando o restabelecimento do fornecimento de energia. Destas, cerca de 38,6 mil unidades consumidoras estão nas regiões Oeste e Sudoeste.

De acordo com press-release da empresa, alguns municípios ficaram com o fornecimento de energia quase totalmente interrompido, como ocorreu em São José das Palmeiras e Diamante D´Oeste.

A chuva que caía pela manhã poderia ocasionar novos desligamentos. Se vier como esperado, a situação piora.

Veja mais informações da Copel:

“A Copel está com 215 equipes nas ruas nesta manhã, trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia o mais rapidamente possível. No momento, há 2.600 emergências para atendimento e a lista de estragos é grande: 53 alimentadores abertos, cerca de 110 postes quebrados e muitos cabos rompidos”.

A empresa alerta: “Em dias de tempestades, deve-se manter distância de situações que possam oferecer riscos, como postes quebrados e fios rompidos”.

A falta de luz pode ser comunicada pelo site e aplicativo, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp 41 3013-8973. Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.