Temporal provocou estragos nos três lados da fronteira

Além de Foz do Iguaçu, moradores de Ciudad del Este, Presidente Franco, Hernandarias e Puerto Iguazú reportaram danos pela tormenta.

Apoie! Siga-nos no Google News

O temporal do fim da tarde dessa quarta-feira (12) provocou estragos nos três lados da região de fronteira. Além de Foz do Iguaçu, onde houve queda de árvores, postes e placas de publicidade, moradores de Ciudad del Este, Presidente Franco, Hernandarias e Puerto Iguazú também reportaram danos gerados pelo fenômeno.

Leia também:
Temporal em Foz do Iguaçu deixa bairros sem energia e água
Vazão das Cataratas do Iguaçu continua subindo nesta quinta-feira (13)
Frio volta à região de Foz do Iguaçu – veja a previsão do tempo

No lado brasileiro, onde as rajadas de vento medidas na estação meteorológica do Simepar chegaram a 90 quilômetros por hora, a Defesa Civil de Foz do Iguaçu contabilizou a derrubada de pelo menos dez árvores em vias públicas, nas regiões da Vila A, Vila C, Portal da Foz, Morumbi e Porto Meira.

Conforme o balanço, uma casa foi destelhada, mas nenhuma pessoa ficou ferida. Uma das ocorrências mais chamativas foi registrada na Avenida Tancredo Neves, com a fiação da rede elétrica tendo sido arrastada pela queda de uma árvore de grande porte, que bloqueou o trânsito nas imediações do cruzamento com a Avenida Silvio Américo Sasdelli.

Quanto à falta de energia, pelo menos 32 mil unidades consumidoras foram afetadas pelo fenômeno, em locais como a Vila A, Porto Belo, Jardim Jupira, Morumbi, Libra e Campos do Iguaçu. O fornecimento de água também foi prejudicado, com a Sanepar conseguindo normalizar o serviço apenas durante a madrugada desta quinta-feira (13).

Fotografia de autoria indeterminada, recebida pelo H2FOZ, mostra árvore caída na Avenida Tancredo Neves, região da Vila A.
Fotografia de autoria indeterminada, recebida pelo H2FOZ, mostra árvore caída na Avenida Tancredo Neves, região da Vila A.

Argentina

No lado argentino da fronteira, em Puerto Iguazú, as rajadas de vento que atingiram a cidade, por volta das 16h40, derrubaram uma árvore sobre uma residência, no bairro Belém, sem deixar feridos. No bairro Villa Nueva, a queda de uma árvore e de cabos de energia deixou uma família isolada no interior de um imóvel, na Rua 25 de Mayo.

Além de Puerto Iguazú, outros municípios de Misiones, como Wanda, Eldorado, Puerto Libertad, Oberá, San Pedro e El Soberbio, tiveram situações como destelhamento de casas e interrupções nos serviços de água e energia. A capital, Posadas, foi atingida por um fenômeno conhecido como downburst, que é quando ventos de alta intensidade descem bruscamente em direção ao solo.

Paraguai

No Paraguai, bairros de Ciudad del Este, Presidente Franco, Hernandarias e Minga Guazú ficaram sem fornecimento elétrico após a queda de árvores e postes da rede da Administração Nacional de Eletricidade (Ande), responsável pelo serviço. Nas quadras próximas à Ponte da Amizade, a energia foi restaurada apenas depois das 21h.

Na Avenida Adrián Jara, esquina com Pampliega, uma árvore de grande porte caiu e por pouco não atingiu os veículos estacionados no entorno. Outra situação ocorreu na Avenida Luis María Argaña, onde uma colisão entre seis veículos, com danos materiais, foi registrada durante o pico da tormenta na região de fronteira.

Céu na Avenida Felipe Wandscheer, região do Copacabana, pouco antes do início do temporal. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Céu na Avenida Felipe Wandscheer, em Foz do Iguaçu, pouco antes do início do temporal. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.