De pai para filhos: família é referência em orgânicos em Foz do Iguaçu

Genuinamente iguaçuense, a Orgânicos Turetta produz 70 toneladas de alimentos certificados livres de agrotóxicos, contando com o apoio do Sicoob.

Apoie! Siga-nos no Google News

Há 40 anos trabalhando com a terra em Foz do Iguaçu, Jelson Turetta (55) conseguiu transmitir esse legado para os filhos. E mais: segue trabalhando junto na produção de alimentos saudáveis, empreendendo em família, sonho e uma conquista de vida.

LEIA TAMBÉM:
Sicoob tem mais de R$ 50 bilhões para apoiar produtor rural
Foz do Iguaçu é reconhecida como destino turístico mais sustentável do país

Ele se dedica à produção de hortaliças há mais de quatro décadas. Na lida de todos os dias, que começa antes das 7h da manhã, o pai conta com os filhos, Fernanda (30) e Lucas (26), e a esposa, Léia, companheira há 33 anos.

No início, o produtor utilizava agroquímicos. Há mais de 20 anos, porém, Jelson despertou que cultivar e consumir alimentos saudáveis faria bem para seus filhos pequenos, mudança de cultura que também beneficiaria a saúde das demais crianças e de todos da comunidade.

Mais tarde, Fernanda e Lucas passaram a trabalhar no empreendimento, e a atividade evoluiu para a empresa Orgânicos Turetta, que tornou-se referência em alimentos certificados livres de agrotóxicos na região. Juntos, produzem mais de 70 toneladas de hortifrútis por ano, de 40 variedades.

Com os recursos oferecidos pelo Sicoob, o produtor teve acesso a soluções financeiras sob medida – foto: Divulgação/Arquivo familiar


“Na época, achavam que eu era doido de ir contra a maré”, relembra quando decidiu apostar tudo no pioneirismo dos orgânicos. Foram pesquisas, experimentações e curso. Nessa caminhada, a família sempre pôde contar com o Sicoob Três Fronteiras para alcançar os sonhos.

Com os recursos oferecidos pelo Sicoob, o produtor teve acesso a soluções financeiras sob medida para custear o próprio negócio e cultivar ótimos resultados, dentro e fora da porteira. Isso porque a cooperativa não objetiva lucros, mas o desenvolvimento da comunidade.

Toda a renda familiar é obtida no trabalho com a terra e são gerados 12 empregos diretos. “Valeu muito a pena. Hoje, em família, cultivamos comida saudável e de qualidade para as pessoas, a preço justo. Não é por ser orgânico que precisa custar caro”, assinala Jelson Turetta, orgulhoso.

De pai para filhos

Ao lado dos pais, Fernanda e Lucas ajudaram a transformar o negócio genuinamente iguaçuense. Tecnologia nos processos, gestão, excelência no atendimento, comunicação e diversificação da clientela foram contribuições dos filhos ao trabalho.

Fernanda Turetta atua é formada em Direito, atuando na administração e no marketing digital, que contempla a distribuição personalizada das ofertas da semana. A parte comercial cabeao engenheiro agrônomo Lucas Turetta, que faz visita diária a estabelecimentos e controle dos produtos nas gôndolas.

Jelson Turetta com os filhos Lucas e Fernanda – foto arquivo familiar


“Meu pai é fantástico. Somos o que somos por causa desse exemplo de dedicação e esforço”, descreve Fernanda, emocionada. “Nenhum trabalho me faria mais feliz. Convivemos em família, trabalhamos e produzimos alimentos saudáveis. A gente cuida um do outro e das pessoas”, enfatiza.

O amor e o carinho cultivados em família são enaltecidos por Lucas. “Nosso pai é orgulho, referência. Sempre me espelhei nele”, retrata. “Desde criança o acompanhava nas vendas, que ainda eram pequenas, sem nunca ter vergonha de dizer que éramos verdureiros. Vencemos com trabalho”, celebra.

Sicoob: apoio para crescer

O primeiro financiamento agrícola do Sicoob da Agência República Argentina foi feito para a família Turetta. O dinheiro possibilitou o investimento em energia solar, dentro do compromisso da produção sustentável de alimentos. A parceria só cresceu.

“O Sicoob está sempre ao lado, não só pelo endereço da agência, que é perto, mas porque o gerente não sai daqui, atendendo e resolvendo as nossas necessidades”, frisa Fernanda. E Lucas completa: “Quando há algo novo no mercado, a equipe pesquisa e nos traz oportunidades.”

Sicoob apoia o empreendedorismo e o desenvolvimento da comunidade – foto: Divulgação/Assessoria


“Os cooperados da família Turetta são pessoas muito especiais e caras para nós. Sentimos que têm muito amor e comprometimento com o que fazem”, destacou o gerente de Relacionamento da Agência República Argentina, Rodrigo Silva. “São muito parceiros e percebemos o quanto gostam da cooperativa pela forma como nos tratam e recebem”, frisou.

A relação de confiança e reconhecimento levou o Sicoob Três Fronteiras a indicar o negócio familiar ao Prêmio Produtor Rural Sustentável. A Orgânicos Turetta conquistou o primeiro lugar na categoria Central Unicoob, recebendo a premiação no Show Rural 2023, um dos maiores eventos do agro do Brasil.

Saúde à mesa

A família produz orgânicos com base nos princípios de fortalecimento da agricultura familiar, apoio e parceria com produtores locais e regionais, e compromisso com a qualidade. As verduras e hortaliças são colhidas no ponto adequado de maturação e chegam frescas ao cliente final.

Com pioneirismo em delivery, o serviço rápido e eficiente reúne mais de dois mil clientes frequentes. A compra no balcão permite ao consumidor vivenciar o zelo em todas as fases da produção. Localizada na Avenida Maria Bubiak, próxima à Avenida República Argentina, a Orgânicos Turetta abastece as principais redes de supermercado de Foz do Iguaçu.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.