Acessos no lado paraguaio vão custar mais do que as obras da segunda ponte

A previsão é que serão necessários US$ 172 milhões, dos quais o Paraguai só tem garantidos, por enquanto, os US$ 35 milhões que a Itaipu vai custear.

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A ponte, Itaipu vai bancar; a Perimetral Leste, também. E ainda vai destinar US$ 35 milhões para a construção dos acessos no lado paraguaio. Mas vai faltar dinheiro, que os paraguaios terão que buscar via financiamento.

É que as obras de acesso à Ponte da Integração ("segunda ponte"), no lado paraguaio, têm custo previsto de US$ 172 milhões, duas vezes mais do que custará a ponte (US$ 78,9 milhões) e seis vezes mais que o valor necessário para construir a Perimetral Leste e as duas novas aduanas Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu (no total, US$ 27 milhões ou R$ 104 milhões).

A informação sobre os recursos necessários para as obras em Presidente Franco foi repassada ao jornal Ùltima Hora pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai. Segundo o ministério, serão necessárias obras em Presidente Franco, Minga Guazú e Cedrales.

Financiamento

Só uma parte dos US$ 172 milhões está garantida, por enquanto. A Itaipu Binacional vai bancar US$ 35 milhões, investimento já aprovado pelo Conselho e Diretoria da binacional. 

Para conseguir os US$ 137 milhões que faltam, o Ministério de Obras Públicas do Paraguai está iniciando gestões para obter financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina.

Por que tanto dinheiro? O que explica é o volume de obras previsto. Segundo o Última Hora, as obras se dividirão em três partes: acesso rural, acesso urbano e obras civis, tudo a um custo de US$ 149 milhões.

Os outros US$ 22,9 milhões serão usados para pagar as desapropriações das faixas de domínio, que correspondem a 220 propriedades em Presidente Franco, 112 em Minga Guazú e 39 em Cedrales. No total, a área a ser desapropriada atinge 446,8 hectares.

Acessos

De acordo com o plano paraguaio, a primeira parte do projeto é o acesso rural, uma rodovia de 37 km, dos quais 30 km com quatro pistas, que vai ligar a ponte à Ruta 7, que dá acesso a Ciudad del Este e a Assunção. A obra exigirá a construção de duas pontes sobre o Rio Monday e um trevo na Ruta 7, para conexão com Minga Guazú.

A segunda parte das obras é para permitir a ligação entre a ponte e a área urbana de Presidente Franco, com extensão de 4,6 quilômetros.

Já a terceira parte é de obras civis, que consistem na construção de um edifício da Área de Controle Integrado, em um terreno de 70 hectares, e de outro prédio para o controle de fronteira, em uma área de cinco hectares. 

Fonte: Última Hora

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