Adivinhe se vem chuva… E o que virá depois da chuva? Uma dica: agasalhe-se!

Alguns serviços preveem que chuva chega já nesta quinta. Mas a maioria sinaliza para sexta chuvosa e fim-de-semana frio

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

VÍDEO: O que sabemos sobre nós mesmos? Assista à nova história da série Vidas do Iguaçu.

A chuva de sexta-feira, 22, tem a garantia dos meteorologistas que trabalham no Simepar, CPTEC/Inpe, Accuweather, Climatempo e Inmet – isto é, todos os consultados pelo H2FOZ.

O pessoal do Inmet, do Climatempo, do Simepar, do CPTEC/Inpe e do Climatempo antecipam a chegada da chuva para o final da tarde ou noite desta quinta, 21. Só o AccuWeather não vê chuva pra hoje.

Em resumo, vai chover. Um pouco nesta quinta, uma boa quantidade na sexta-feira (47mm, segundo o Simepar, ou 65mm, de acordo com o Climatempo).

Há praticamente unanimidade de previsões. Inclusive em relação à queda de temperaturas, já a partir de sábado, 23.

A temperatura mínima poderá ser de 8 graus (Inmet, CPTEC/Inpe e Accuweather. Ou um pouco maior, de 11 graus, para o Climatempo, ou 13 graus, para o Inmet.

No domingo, o frio aumenta. A mínima pode chegar a 4 ou 5 graus (Simepar e AccuWeather, respectivamente), a 7 graus (Climatempo) ou 8 graus (Inmet e CPTEC/Inpe.

As máximas variam numa mesma proporção, entre cada serviço consultado. Mas a menor máxima prevista é 15 e a maior é 18 graus.

Resumindo: não vai ter erro, mais uma vez. A previsão é unânime pra chuva nesta sexta e frio no sábado e domingo (estendendo-se para segunda-feira).

O sol apareceu no horário certo, mas seu comportamento foi incerto ao longo do dia, quase sempre meio escondido. Foto Patrícia Iunovich

Frente fria

As chuvas são resultado de uma frente fria que está entrando no Brasil no final desta quinta-feira e podem ser intensas nos três estados do Sul e no Mato Grosso do Sul, entre quinta e sexta-feira.

Atrás da frente fria vem uma intensa massa de ar frio, proveniente da região subantártica, que provocará a queda nas temperaturas, não só nos estados do Sul, mas, a partir do dia 23, também no Mato Grosso, sul e centro de Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Friagem no Acre, Rondônia e sul do Amazonas.
 
Pode ser que venha aviso de temporais, já que a frente fria deve causar ventos fortes com rajadas, intensificando-se ao longo de sexta-feira em toda Região Sul do país e em São Paulo.

Não resolve

Chuva é sempre bem-vinda, ainda mais quando passamos por uma estiagem histórica, que está secando os rios do Paraná (e de Santa Catarina). Mas a chuva teria que perdurar por mais dias.

E, pra amenizar o problema do Rio Iguaçu, teria que chover bastante na Serra do Mar e em Curitiba, onde ele nasce e onde tem seus principais afluentes.

Mas a previsão é de poucas chuvas em Curitiba, para os próximos dias. Menos que em Foz do Iguaçu. A seca vai continuar prejudicando os paranaenses.

Imagens do amanhecer

Pra relaxar, mais duas fotos do amanhecer, feitas por Patrícia Iunovich. O céu, em Foz, não desaponta nunca.

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.