Não deu outra! Ciudad del Este (e Alto Paraná) de volta à quarentena total

Anúncio foi feito pelo ministro de Saúde do Paraguai. O departamento tem 80% dos casos de covid-19 no Paraguai e 30% dos internados com a doença.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

O departamento de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, volta à quarentena zero, informou o ministro de Saúde Pública do Paraguai, Julio Mazzoleni, em entrevista coletiva à imprensa, na tarde desta quarta-feira, 29, como noticia o jornal Última Hora.

O departamento sequer havia sido incluído na quarta fase da quarentena inteligente. Assim como o departamento central e a capital, Assunção, estava na fase 3. Agora, volta à estaca zero, pelo menos durante mais 14 dias.

O que será permitido de atividades, nesse período, é a operação das fábricas, em sistema de turnos, e a continuação de obras, além dos serviços essenciais.

Segundo o ministro, o retrocesso é porque o departamento concentra 80% dos casos ativos de covid-19 no país e tem 30% do total de pessoas internadas.

O ministro de Saúde Pública explica o motivo do retrocesso de Alto Paraná. Foto Agência IP

Além disso, o sistema de saúde está com um alto nível de saturação, assim como é alta a ocupação de leitos para internamento.

A ministra de Indústria e Comércio, Liz Cramer, disse que os setores autorizados a funcionar – farmácias, supermercadosa e atividades agropecuárias, além de financeiras e serviços essenciais -, vão obedecer a estritos protocolos sanitários. Da mesma forma funcionarão os serviços públicos, com o mínimo de pessoal, e as entregas (delivery).

O ministro do Interior, Euclides Acevedo, disse que as forças armadas, a Polícia Nacional e o Ministério Público vão atuar para evitar aglomerações e dar cumprimento ao distanciamento social.

Vamos estar presentes nas ruas, não tanto para vigiar, mas para acompanhar os cidadãos conscientes e responsáveis”, afirmou Acevedo.

Central e Asunção ficam na fase 3

O ministro de Súde Pública disse que, embora o departamento Central e Assunção também registrem números elevados de casos de coronavírus, permanecerão na fase 3 da quarentena inteligente até 9 de agosto.

Explicou que a taxa média de 50 casos por 100 mil habitantes foi superada em Alto Paraná, que está com o índice de 62 casos a cada 100 mil moradores, enquanto Central e Assunção estão mais ou menos na metade disso.

Na manhã desta quarta, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, já havia aventado a possibilidade de Ciudad del Este retroceder à fase zero da quarentena, segundo o jornal La Nación.

Em evento no interior, Mario Abdo Benítez praticamente anunciou a quarentena em Ciudad del Este. Foto Presidência do Paraguai

“Em Ciudad del Este há uma situação complicada e é preciso tomar uma medida hoje”, disse o presidente. “Assunção e Central estão sob observação e o resto (do país) esatá bem”, completou Abdo Benítez.

Prefeito manda obedecer

O prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto, que recém teve alta hospitalar por ter contraído a covid-19, instou a população da cidade a cumprir as recomendações do Ministério de Saúde, segundo o jornal ABC Color.

“Temos que respeitar isto (o isolamento estrito) para sair o mais rápido possível”, disse o prefeito ao jornal.

Ele lembrou que a cidade está muito mal, economicamente, devido ao fechamento provocado pela pandemia e que, por isso, muitos moradores estão com os nervos à flor da pele depois de conhecer a nova decisão do Ministério de Saúde Pública.

Disse, no entanto, que todos devem ficar tranquilos, acatar a quarentena restrita para reduzir o índice de contagios e, depois, voltar a trabalhar e reativar a economia.

Prieto, que não acreditava na pandemia, disse ao ABC Color que, depois de contrair a doença e ver ainda morrerem pessoas que conhecia, mudou sua visão sobre a covid-19.

Ele contou que a doença fez com que passasse duas ou três noites muito mal.

Veja mais alguns motivos para Ciudad del Este voltar à fase zero.

Casos de covid-19 deixam Ciudad del Este em “alerta vermelho”

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.