Reserva de Itaipu no Paraguai é invadida; espécies nativas são cortadas

Invasores seriam sem-terra, que já estavam construindo moradias provisórias quando seguranças de Itaipu chegaram ao local.

Apoie! Siga-nos no Google News

A Itaipu Binacional, margem paraguaia, denunciou à Polícia Nacional e à Unidade Penal Ambiental do Ministério Público, a invasão de uma reserva florestal na localidade de Puerto Índio, município de Mbaracayú, próximo ao assentamento La Amistad.

Em fiscalização de rotina, a guarda florestal de Itaipu constatou a presença de aproximadamente 30 pessoas. E comprovou que, no local, haviam sido derrubadas 14 grandes árvores de espécies nativas, o que contraria a legislação ambiental paraguaia.

A Diretoria Jurídica da binacional apresentou denúncia contra os invasores por prejuízos a reservas naturais e delitos contra o meio ambiente.

Quando os guardas florestais chegaram ao local, ouviram dos invasores que a área pertencia. Eles estavam limpando o terreno e colocando cercas em um terreno de um hectare. Alguns estavam levantando moradias improvisadas.

Os guardas florestais foram ameaçados pelos invasores. Foto Itaipu

Informados que estavam numa propriedade de Itaipu, eles se recusaram a sair e ameaçaram os guardas florestais, dizendo que a entrada deles seria proibida nas próximas vezes e que vão lutar pela terra.

A área florestal faz parte da faixa de proteção permanente do reservatório de Itaipu e é destinada à proteção e conservação do meio ambiente.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.