Veio a chuva, veio o frio. Agora, tem até previsão de geada, em Foz do Iguaçu

Nossos serviços de meteorologia garantem: frio vai se intensificar a partir de amanhã, domingo.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

VÍDEO: O que sabemos sobre nós mesmos? Assista à nova história da série Vidas do Iguaçu.

Meteorologia previa chuva na sexta-feira, 22. Veio. E em abundância, em Foz do Iguaçu. Houve alerta para temporais, com risco de alagamentos, etc. Vieram os temporais, mas sem causar danos, que se saiba.

Pois é, a meteorologia não é ciência exata, mas dá boas pistas. Tanto que previa frio para este sábado, 23. O frio chegou já na noite de sexta.

Nesta manhã, o termômetro marcava 10 graus, mas a sensação térmica era de mais frio, por causa da garoa e de uma brisa exageradamente fresca. O tempo deve limpar ao longo do dia e abrir ensolarado já no domingo.

E as temperaturas? Em queda. Não é só um serviço de meteorologia que prevê isso, mas os cinco que sempre consultamos, pra ter uma ideia pelo menos de qual é a maior tendência.

Agora, não espere unanimidade dos meteorologistas no que se refere às temperaturas. Variam muito de serviço para serviço. Mas todas direcionam pro frio, que no início da semana será ainda mais intenso que no domingo.

Vejamos o domingo.

Pro Climatempo, a mínima será de 9 e máxima de 17 graus; pro Simepar, 8 e 15 graus de máxima; o pessoal do CPTEC/Inpe aposta na mínima de 8 e máxima de 15; do Inmet, 12 e 16 graus; já a turma do AccuWeather vê um dia bem mais frio, com mínima de 6 e máxima de 17 graus.

Fazendo aqui uma rápida média, a gente chuta a gol com mínima de 8 graus e máxima de 16. Bom chute, não?

Semana fria. Com geada

Que as temperaturas serão mais baixas na segunda-feira, 25, é unanimidade. Mas há meteorologistas que preveem céu aberto e outros parcialmente ensolarado ou "predomínio de sol".

Os primeiros, a turma do céu aberto, é que vê uma queda maior na temperatura e também a possibilidade de geadas, na segunda-feira.

É o caso do Climatempo (mínima de 3 graus, com geada) e do Simepar (4 graus e geada). Os outros esperam temperatura mais alta que isso, sem geada. CPTEC/Inpe – 10 graus de mínima; Inmet – 8 graus; e Accuweather repete a previsão de domingo, com 6 graus de mínima.

Os dias seguintes também serão frios, com temperaturas mínimas semelhantes às de segunda-feira (mas diferentes para cada serviço de meteorologia).

Como as máximas também serão baixas até quarta-feira (entre 15 e 21 graus, da menor para a maior prevista), vai ser uma boa oportunidade pra desengavetar casacos, blusas de lã e japonas (é, quase ninguém usa a palavra, mas a vestimenta, sim. É o jaquetão, um casaco largo de tecido grosso, como diz o dicionário).

Quanto a chuvas, expectativa permanece a mesma: depois deste sábado, estiagem volta ao Paraná. Devem se passar vários até surgirem condições pro tempo amudar novamente.

E isso vale pra Curitiba, onde nasce o Rio Iguaçu. Felizmente, a chuva foi em todo o Paraná e melhorou um pouco o nível do rio, que chegou este ano ao índice mais baixo da história – 1,29 metro, apenas, na região de União da Vitória, onde o normal é de 6 metros.

Até setembro

Na manhã deste sábado, o monitoramento hidrológico feito pela Copel mostra que o nível está em 1,425 metro, um pouco melhor do que antes. E a vazão é de 71,7 metros cúbicos de água por segundo, ainda bem baixa, mas superior aos 55 metros cúbicos por segundo registrados na semana passada.

Mas este aumento é passageiro. O Paraná ainda vive aquela que poderá ser a pior estiagem da história, já que a previsão do Simepar é de que a secura se estenda até setembro.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.